Wordpress - é necessário aprender?

(Jean Paulo Amaral) #1

Olá a todos.
Estou voltando a estudar para a área de web e estou me "inclinando" mais para o lado Back-end da força.
No momento estou estudando PHP e vejo que muitos conteúdos são de CMSs (Drupal, Joomla, Wordpress).
Eu não me via aprendendo a estruturar um site para Wordpress, nunca tive muita vontade, mas é tão comum pedirem isso nas vagas de emprego, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Agora pouco mesmo em um grupo postaram os requisitos de uma vaga: html5, css3, JS, Wordpress, etc (apesar de que a vaga era pra Front, mas tinha wordpress).

Vocês acham realmente necessário, depois de melhorar o meu domínio na linguagem, aprender a montar um site inteiro em wordpress, ou melhor focar nos frameworks (cake, igniter, etc)? Ou alguma outra opção..

Obrigado.

Dúvida sobre criar e manter um blog/site
Criar mudança de página
(Nick Lima) #2

Segundo pesquisa recente, o WORDPRESS :heart: roda em 20% (ou era 25%) dos total de sites em toda a rede mundial de computadores.

Se você continuar seus estudos e for construindo um base de conhecimento bem estruturada poderá entender facilmente a estrutura do WP e começar a desenvolver com ele.

Mas como o mercado tem requisitado que os funcionários saibam trabalhar com o WP (e as vezes outros CMS's), você tem a resposta na sua pergunta:

O WP está crescendo cada vez mais e muitos clientes (de agências de publicidade ou empresas de desenvolvimento de sites/portais) demandam que o site deles seja com o CMS.

(Diego Eis) #3

Depende do seu foco. Se você for trabalhar com websites, sim, aprenda Wordpress. Ele é hoje o CMS mais usado para websites e alguns complexos. Todos os projetos que faço e que precisam de CMS, eu uso Wordpress. A comunidade é maior, a quantidade de plugins é maior, existem plugins de ótima qualidade tanto pagos quanto grátis. A curva de aprendizado é muito, muito rápida.