Wordpress - é necessário aprender?

(Jean Paulo Amaral) #1

Olá a todos.
Estou voltando a estudar para a área de web e estou me "inclinando" mais para o lado Back-end da força.
No momento estou estudando PHP e vejo que muitos conteúdos são de CMSs (Drupal, Joomla, Wordpress).
Eu não me via aprendendo a estruturar um site para Wordpress, nunca tive muita vontade, mas é tão comum pedirem isso nas vagas de emprego, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Agora pouco mesmo em um grupo postaram os requisitos de uma vaga: html5, css3, JS, Wordpress, etc (apesar de que a vaga era pra Front, mas tinha wordpress).

Vocês acham realmente necessário, depois de melhorar o meu domínio na linguagem, aprender a montar um site inteiro em wordpress, ou melhor focar nos frameworks (cake, igniter, etc)? Ou alguma outra opção..

Obrigado.

Dúvida sobre criar e manter um blog/site
Criar mudança de página
(Nick Lima) #2

Segundo pesquisa recente, o WORDPRESS :heart: roda em 20% (ou era 25%) dos total de sites em toda a rede mundial de computadores.

Se você continuar seus estudos e for construindo um base de conhecimento bem estruturada poderá entender facilmente a estrutura do WP e começar a desenvolver com ele.

Mas como o mercado tem requisitado que os funcionários saibam trabalhar com o WP (e as vezes outros CMS's), você tem a resposta na sua pergunta:

O WP está crescendo cada vez mais e muitos clientes (de agências de publicidade ou empresas de desenvolvimento de sites/portais) demandam que o site deles seja com o CMS.

(Diego Eis) #3

Depende do seu foco. Se você for trabalhar com websites, sim, aprenda Wordpress. Ele é hoje o CMS mais usado para websites e alguns complexos. Todos os projetos que faço e que precisam de CMS, eu uso Wordpress. A comunidade é maior, a quantidade de plugins é maior, existem plugins de ótima qualidade tanto pagos quanto grátis. A curva de aprendizado é muito, muito rápida.

É normal pedirem Wordpress para vagas de front-end exatamente porque não precisa aprender PHP para desenvolver temas e sites para Wordpress.

Meu conselho é que sim, aprenda Wordpress.

(Luã Ciceri Schwertner) #4

@jeanpaulo te aconselho a aprender Wordpress sim, pois tem oferta de empregos atualmente que pedem isso como requisito, por ele ser o CMS mais popular e mais utilizado. O aprendizado é bem fácil e a documentação dele é ótima. Em minha opinião, é que vale muito saber desenvolver para Wordpress, hoje em dia trabalho focado apenas com projetos em WP e te garanto, trabalho tem muito.

(Daniel Marcos) #5

Com toda certeza, aprenda WordPress. Tem ótimos livros que falam sobre o assunto.

(Jean Paulo Amaral) #6

Muito obrigado pelas dicas, a todos!
Vou procurar um material bacana então.

(Matheus Mósso) #7

Indica algum livro específico atualizado?

(Jean Paulo Amaral) #8

O @danielmarcos indicou um da novatec em outro tópico:
http://novatec.com.br/livros/programandowordpress

(Matheus Mósso) #9

Muito obrigado! Vou dar uma olhada.

(Diana K Cury) #10

Apenas não deixe de aprender sobre outros CMSs também, existem CMS especializados como os para ensino, redes sociais etc. Existem CMS de vários tipos e são muitos. Ao pesquisar sobre tantos outros CMSs é evidente que existem recursos inexistentes no WordPress e que às vezes ele é bastante rudimentar.

(Fabricciom) #11

Se é necessário eu não sei, mas se aprender não vai querer saber de outro para gerenciar o back-end!

(Marcos Nakamine) #12

É bem importante aprender Wordpress, além de possuir uma documentação muito boa, vc vai encontrar uma comunidade muita ativa e muitas soluções desenvolvidas nesse CMS. :slight_smile:

https://wappalyzer.com/categories/cms