Usar Banco de Dados open source ou pago?

(André Mácola Machado) #21

Sim @Nick é um Fork do criador depois que a Oracle tomou de conta. Eu acho bem melhor e mais rápido, a estabilidade que não tinha com as tabelas innoDB no MySQL então...

Agora.. pra usar o stack padrão e em projeto pequeno, não vai notar muita diferença.

(Nick Lima) #22

Realmente como meu foco é WP :heart: acho difícil ter situações que demandem muito do banco para que eu note a diferença mas sempre vale a pena testar as alternativas, nem que seja só pra dar uma olhada, não é :wink:

(Marcos Nakamine) #23

Depende bastante do projeto, mas tento optar pelo Open, principalmente por causa do suporte da comunidade.
Eu também não conhecia do MariaDB.

(Arthur Oliveira) #24

Sempre sugiro testes de carga e avaliação de cada caso.
Que o Oracle e MSSQL são produtos excepcionais, isso não se discute. Mas já trabalhei com projetos com MySQL rodando bancos com mais de 100GB like a charm.

Oracle e MSSQL tem recursos que são muito específicos de grandes cenarios que trabalham com hardware absurdo para suportar a carga e concorrência garantindo disponibilidade alta. Quando falo de hardware absurdo, estou falando de cluster com varios nós que custam algumas centenas de milhares de reais.

Na minha opinião, bancos open source suportam quase todos os cenários de aplicações de pequeno e médio porte sem afetar fortemente o orçamento do projeto, bastando uma boa consultoria para tunning do banco e um bom DBA para suportar a aplicação.

OBS: Licenciamento Oracle e MSSQL para ambiente produtivo em servidores com porte razoável tem preço quase proibitivo para a maior parte das empresas... E quase ninguém leva isso em conta.

Espero ter colaborado.

Abraços!

(André Dalcin) #25

Olá, @ndeitch, desculpe mas voce esta redondamente enganado a respeito do PostgreSQL, ele é gratuito sem tamanho de base de dados e limitação de uso, minha base de dados esta em 107GB olhei hoje curiosamente antes de ler este assunto, e se voce olhar aqui no About e no Licences do site do postgres vai ver que cometeu um engano quanto ao postgres! E não pessoal, meu banco não esta com lixo ou com falta de vacuum é por que eu lido com grandes quantidades de dados! aqui esta uma foto do comando que dei para mostrar o tamanho do banco de dados atual! E sobre o MariaDB, ele é um fork do MySQL, isso ocorreu após a venda da Sun para a Oracle e o criador do banco não aceitos os novos termos do projeto e saiu da empresa e criou o MariaDB, e na verdade grande parte dos servidores web hoje usam o mariadb nos seus SGDB's e em grande parte o usuario nem sabe,a credita que esta usando o MySQL!