Usar Banco de Dados open source ou pago?

(João Paulo) #1

Isso me intriga, não sei é porque ainda só trabalho com projetos menores, mas, gostaria de resposta da galera que realmente usa e não de uma visão acadêmica.

Quais são so critérios que os levam nesta escolha? Quais bancos normalmente vocês usam (OPEN e/ou PAGO) e porque?

Desde já agradeço a atenção.

(Luã Ciceri Schwertner) #2

Depende da necessidade do projeto, a maioria dos projetos em que trabalho não vejo necessidade em utilizar um banco de dados pago, um Open faz exatamente o que eu preciso. Outro ponto, é a relação entre gostar de trabalhar com o banco escolhido e a experiência que se têm com o mesmo. Na minha visão é basicamente isso.

(João Paulo) #3

Olá @lciceris obrigado por compartilhar.

E quais bancos você costuma usar?

(Luã Ciceri Schwertner) #4

Olá @joaopaulo, como meu foco principal são projetos voltados a Wordpress, acabo usando muito Mysql, e quando o desenvolvimento é pra um app, ai utilizo Sql Lite. São basicamente esses dois que mais utilizo em meus trabalhos.

(João Paulo) #5

Show. Também uso muito Mysql. Obrigado!

(Daniel Schmitz) #6

Aqui na Universidade Federal de Juiz de Fora usamos o Oracle desde 2002, o banco em si tem se comportado bem. Houve estudos sobre o PostegreSQL mas não foi pra frente. A decisão do Oracle veio "de cima pra baixo"... Nosso sistema aqui trabalha com toda a parte acadêmica/financeira/rh/biblioteca... da universidade, eu não sei ao certo se um mysql aguentaria o tranco, mas eu apostaria que sim. Fora da universidade sempre usei MySql, nunca tive problemas.

(João Paulo) #7

Legal @daniel minha dúvida é sobre isso mesmo. Até que ponto um Mysql da vida aguenta o tranco? Em projetos menores sei que ele manda muito bem (uso bastante e gosto muito), mas com um projeto grande, com possibilidade de expandir ainda mais, e se tivesse um bom budget envolvido, melhor fazer com um pago ou arriscar começar com um open e ter que migrar depois. :confused:

(Daniel Schmitz) #8

Comece no MySql, use um ORM para abstrair isso. Assim se precisar mudar será mais fácil. Eu tenho quase certeza que aqui aguentaria o tranco. Seria um bom case.

(Diego Eis) #9

@joaopaulo Aqui na Locaweb usamos Postgres, MySql e já usamos MongoDB. Se eu não me engano, já ouvi falar que a galera usou em algum lugar Cassandra.

(João Paulo) #10

Legal galera, obrigado @lciceris, @daniel e @diegoeis. Vou começar um projeto que tudo indica que irá aumentar em um curto períodp de tempo e fiquei muito na dúvida.

P.S.: Este fórum esta muito bom. Espero que os malas não cheguem para estragar como em alguns outros.

P.S2: Que emoção KKK o @diegoeis me marcou cara!!! :smiley: Já aprendi muito com você e espero aprender mais. :wink:

(Brunosalmeida) #11

Onde trabalho usamos o SQL-Server pelo motivo de programarmos em .Net e o sql server vir no pacote. Outro detalhe na hora de escolher banco de dados é o valor do profissional um profissional Oracle é mais caro que um Sql-server. Um prossional Mysql é mais fácil de achar que um Postgres por exemplo.

(João Paulo) #12

Bem lembrado @brunosalmeida a mão de obra também é um fator determinante, seja por valores ou por profissionais no mercado.

(Nick Lima) #13

Como o @joaopaulo falou o fórum está ficando cada vez melhor.

Eu acho que faltava esse espaço para discutirmos sobre diversos pontos do desenvolvimento e sobre outras coisas da comunidade dev BR. Sei que tem alguns grupos no Facebook mas não tem a mesma interação e liberdade que temos aqui. E se (ou quando) pintarem os malas, a galera poderá contar com os moderadores para resolver a parada, não é @daniel, @lciceris? :smile:

Para não sair totalmente do tópico, quero dizer que geralmente uso MySql pois assim como o Luã, meu foco é Wordpress :heart: :wink:

(Natan Deitch) #14

Bom dia,

Visão de dev back-end, já trabalhei em um projeto bem grande onde usavamos três bancos, MySql, Oracle11g e postgres.

Acredito que postgres e MySql dificilmente não irão atender sua necessidade, se não me engano até 4gb de armazenamento o Postgres é gratuito, é um banco muito bom e simples, MySql não fica atrás.

Então para resumir; Oracle tem funcionalidades como balanceamento, fragmentação de tabelas e coisas desse tipo que servem para aplicações muito, mas muito robustas. Atualmente trabalho com Oracle em uma multinacional e essas coisas realmente são necessárias, porém, se fazem necessárias pq não usamos bancos NoSql e ficamos apenas no SQL.

Minha dica: Use banco open source gratuito, e não se prenda somente a ele para armazenar os dados, saiba qual atende melhor sua necessidade, não tenha medo de um cassandra, mongo ou Redis.

P.S: Aproveitando o gancho, http://db-engines.com/en/ranking

[]'s
Natan Deitch

(Luã Ciceri Schwertner) #15

Isso mesmo @Nick, estamos aqui pra resolver esses "probleminhas". E dalhe Wordpress :wink:

(Roben Nelson da Silva Costa) #16

Aqui na empresa usamos Oracle e MySQL para projetos em PHP.
Gosto da simplicidade do MySQL e ao mesmo tempo da leveza. Nunca tive problemas com ele. O Oracle é bem robusto e possui muitos recursos, fora o PL-SQL que é sensacional.

(João Paulo) #17

Muito bom, legal compartilhar conosco @ndeitch e @rncosta . Imagino isso mesmo, o medo é colocar um motor de uma Ferrari para puxar "carginha" de algodão. Irei dar uma olhada nos bancos que você e o Diego citou.

(André Mácola Machado) #18

MariaDB aqui (MySQL) e quando preciso de algo mais performático uso o ElasticSearch junto.

PS: Eu trabalho muito com WordPress. Tenho bancos com 3gb de dados no MariaDB e sites com Queries complexas. Tem aguentado bem com otimizações de cache tanto no Nginx como no Banco de Dados.

(João Paulo) #19

Legal @andremacola. Não conhecia o MariaDB. Vou pesquisar sobre ele. Vlw...

(Nick Lima) #20

@andremacola, o MariaDB é de alguns dos criadores do MySql, não é? Vi diversos blogs sobre Linux indicando ele no lugar do MySql nos tutoriais de instalação do apache. Acho que vou dar uma testada nele depois :wink: