Uma solução para melhorar a qualidade de imagem nas postagens do Facebook

(Bruno) #1

Bom dia a todos, eu sei que não sou o único que já vem sofrendo a bastante tempo com a compressão de imagens que o Facebook faz, bem depois de muito tempo, fico até envergonhado de ter descoberto uma "solução" tão simples mas que talvez também passe desapercebida por vários de vocês, assim como passava por mim, por isso resolvi compartilhar essa "técnica" hahaha.

Segue abaixo:

1 - Não salve em .JPG:

Isso mesmo por incrível que pareça o algoritmo de compressão do Facebook toca um ****-se para o fato de você ter sido camarada e comprimido sua imagem antes de enviar, ele irá comprimir sua imagem novamente e também o que percebi é que na maioria dos casos ele vai também aumentar o brilho da imagem, o motivo disto eu não sei, mas salvar em .JPG (Qualidade 12 ou 5), com 100KB ou 1MB não faz tanta diferença o Facebook irá comprimir do mesmo jeito:

Veja dois exemplos de JPG (10 e 5) [Qualidade no slider de saving as do Photoshop]

Veja no link: http://pastebin.com/wcf8NYbr
Ps.: Tive que postar no Pastebin pq aqui só posso postar 2 links :sob:

Bom ficou bem claro nesses exemplos que tanto a imagem salva com mais compressão como a salva com menos compressão ficaram com um resultado no mínimo ruim, se você tiver curiosidade pode você mesmo fazer os testes, e ver o arquivo final gerado pelo Facebook, não postar esses detalhes aqui por mais interessantes que sejam para mim são mais "mimimi", vamos ao que interessa.

2 - Vejamos a mesma imagem salva como PNG:

https://www.facebook.com/1375945799311692/photos/a.1376695815903357.1073741828.1375945799311692/1775685429337725/?type=3&theater

Não se assuste, haha, viu só como a qualidade simplesmente NÃO CAIU, isso mesmo os textos não estão granulados e os gradientes estão consistentes quase como no arquivo original. :grin:

=====

Então é isso galera, até onde testei tive os mesmos bons resultados com capas e fotos de perfil, espero que o Facebook não comece a comprimir imagens em PNG também, porque ai nosso trabalho fica comprometido, enfim, espero ter ajudado ai a galera que trabalha com comunicação nas redes sociais.

Não cheguei a testar no Instagram ainda, estou meio sem tempo, mas testei no WhatsApp e também funcionou do mesmo modo, o que me fez assumir que o padrão deve ser seguido pois os três sendo do mesmo "dono" utilizam o mesmo algoritmo de compressão.