Selecionar último Id de uma tabela e por em outra

(Gileno cordeiro Duarte) #1

Boa tarde,
estou trabalhando em um pequeno sistema, mas estou enfrentando dificuldades, não sou muito experiente, por isso desculpem se a duvida é simples o código é o seguinte:
$sql = “INSERT INTO partida(time_casa, time_fora, data, campeonato, rodada) VALUES (’$time_casa’,’$time_fora’,’$data’,’$camp’,’$rodada’)”;

$sql2=“INSERT INTO cotas(cota_casa,cota_fora,cota_empate,id_partida) VALUES(’$cotaCasa’,’$cotaFora’,’$empate’,<Não sei o que por aqui>);”;

$rs2=mysqli_query($con,$sql2);
	$rs = mysqli_query($con,$sql);
	if(($rs != 0) and ($rs2!=0)){
		$_SESSION["msg"] = "<div class='alert alert-success'
        role='alert'  style='position: absolute;'>Cadastro efetuado com sucesso</div>";
		header("location: cadastrarPartida.php");

Eu já tentei usar o insert_last_id, porém não deu certo, creio que talvez estivesse usando de forma incorreta. Bem a ideia é essa, pegar o ID da tabela partidas e automaticamente por ele na tabela cotas, são tabelas relacionadas. mas não estou conseguindo fazer isso, se alguém puder me ajudar com essa dúvida fico imensamente grato

(Luan Maik) #2

$sql = “INSERT INTO partida ( time_casa , time_fora , data , campeonato , rodada ) VALUES (’$time_casa’,’$time_fora’,’$data’,’$camp’,’$rodada’)”;
$rs2= mysqli_query($con, $sql2);

$ultimo_id = mysqli_insert_id($con);

$sql2= “INSERT INTO cotas ( cota_casa , cota_fora , cota_empate , id_partida ) VALUES(’$cotaCasa’,’$cotaFora’,’$empate’, $ultimo_id);”;
$rs = mysqli_query($con, $sql);