Qual dessas duas universidades devo escolher para cursar Sistemas de Informação, Positivo ou UTFPR ?

(Henrique Schinaider) #1

Estou no último ano do Ensino Médio e quero ingressar no curso de Sistemas de Informação. Porém, na região em que moro (Curitiba), existem duas universidades que são bem conceituadas e tem esse curso. Uma particular (Positivo) e a outra é pública (UTFPR). A minha dúvida é justamento em qual escolher, pois eu tenho condições de pagar a Positivo, mas também consigo entrar na UTFPR pela nota do ENEM. Deixarei o link abaixo das matrizes curriculares de ambas as universidades se alguém quiser analisar, porém, pelo o que observei, a UTFPR tem matérias mais focada na área técnica e a Positivo foca mais na área profissional/empresarial.
Como eu tenho o foco de ir trabalhar fora no país na área de programação, meu plano atual era entrar na Positivo (que só tem um turno a noite) e usar o período da tarde e da manhã que serão livres para estudar programação, usando cursos na internet como Alura, Curso em Vídeo etc. Já na UTFPR, isso não seria possível, pois terei aula de tarde e a noite. Todavia, ainda tenho medo de escolher a Positivo e não ser reconhecido no mercado de trabalho ou não conseguir ir trabalhar em grandes empresas ou em outro país pelo fato de ter feito uma faculdade particular, que carrega esse mito de ser mais fácil etc. Agradeço desde já pela atenção.

Matriz curricular POSITIVO: http://www.up.edu.br/CmsPositivo/uploads/imagens/galeria63404/Sistemas_de_Informacao.pdf?_ga=2.167713598.1876077452.1506778981-685604997.1504739342

Matriz curricular UTFPR: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/catalogo-de-cursos-da-utfpr/curitiba/sistemas-de-informacao#Disciplinas

(Mateus Cardoso) #2

Cara é séria essa dúvida?

No Brasil, Universidades Federais em sua maioria são mais conceituadas que as particulares, salvo algumas exceções, pois nessas federais estão os melhores professores (ao menos na teoria), é de onde saem a maioria das pesquisas e publicações, etc…

Claro que o aluno faz a qualidade, mas um diploma de Federal abre muitas oportunidades, em qualquer seleção de vaga, ser formado em uma Federal é um diferencial, ainda mais uma como a UTFPR, renomada até fora do país!

Em termos de grade, nem se compara as opções oferecidas pela UTFPR contra a do Positivo!

E ai sei lá né, num sei da tua condição financeira, mas para mim, poder pagar, ta blz. Mas pra mim só existiria a opção de poder pagar caso não tivesse a opção de poder fazer sem pagar! Pq do contrário não é pagar, é jogar dinheiro fora!!!

Resumindo tudo, uma grade ■■■■, com várias optativas, renomada, e gratuita, contra uma grade bem meia boca, e paga, TIPO SÉRIO QUE VC TEM DÚVIDA?