Projetos Freelancers


(Felipe Oliveira) #1

Olá, galera. Boa tarde! :smiley:

É possível ser um profissional Freelancer trabalhando apenas com Front-End? Todos os profissionais Freelancers que vejo são Full Stack(trabalhando desde a concepção do design até o backend).

Aceito recomendações de sites e blogs sobre o assunto :smile:

Obrigado!


(Bruno Rodrigues) #2

Fala ai @felipoliveira, cara com certeza você pode ser freelancer como Front-end sim. Caso apareça algum projeto que você venha a precisar da ajuda de um dev back-end, basta você compartilhar o projeto com algum amigo ou profissional da área. Dependendo do projeto você pode utilizar algum CMS open-source que ajuda bastante, mas varia de projeto para projeto.

Um site bacana de projetos de diversos tipos e linguagens é o www.freelancer.com, lá você pode ver a especificação de cada projeto, filtrar por linguagem e etc.


(Felipe Oliveira) #3

Obrigado pelas dicas, @brunorodrigues. Vou dar uma olhada no site www.freelancer.com, valeu!


(Luã Ciceri Schwertner) #4

Olá @felipoliveira, é exatamente como o @brunorodrigues disse, quando necessário utilize sua rede de contatos para fazer parcerias e utilize de bibliotecas e CMS que possam facilitar sua vida. Hoje sou freelancer Front-End e trabalho só com Wordpress, que indico para qualquer pessoa, por ser simples, fácil e sua comunidade espetacular.

Um site que utilizo muito e recomendo sempre a todos que me pedem sobre onde arranjar freelas é o https://www.workana.com/pt/home.


(Willian Ribeiro) #5

Se você souber inglês, são 2 redes legais:
http://www.toptal.com/
https://x-team.com/join/

Conheço gente que trabalha na toptal, a galera curte!


(Ivo Zinenda) #6

duvida @brunorodrigues: é possivel criar um plugin php e coverter pa html? eh pk eu so desenvolvo sites estaticos, mas tu sabes, ate o jekyll tem suas limitações


(Bruno Rodrigues) #7

Fala ai @Zinenda, cara depende. Um plugin em php é um plugin dinâmico, que provavelmente tem funcionalidades específicas, algum tipo de integração e etc, já o HTML é estático então não terá as mesmas funcionalidades que o plugin feito em PHP tem.

Eu nunca usei o Jekyll efetivamente, mas sei que ele otimiza bastante a forma que você trabalha com HTML.

Um exemplo da vida real rs: Em novembro peguei um freela para um curso de inglês, o projeto estava todo em PHP, o serviço era passar tudo para HTML/CSS/JS e o projeto não tinha nenhuma conexão com banco de dados, forms e etc, era um curso online onde o que eu tive que refazer todos os exercicios(caça palavras, multipla escolha, arrastar palavras para associa-las, audio sincronizado com highlights explicativos) funcionando, então o fiz foi criar todo o dinamismo com JS e ficou bacana xD


(Felipe Oliveira) #8

Obrigado pela dica, @willianribeiro!
Projeto bacana, @brunorodrigues. Pode passar o link?


(Bruno Rodrigues) #9

Fala ai @felipoliveira, infelizmente eu não posso liberar a url pq é um curso pago xD, tanto que nem tive acesso ao código fonte em si, apenas às telas online, mas já não tenho mais esse acesso =/. Mas a versão online dele estava no link: http://lms.newie.com.br/login/index.php (página de login) rs.
Vou tentar ver com o pessoal lá se tem algum problema se eu colocar o projeto no meu servidor. =)


(Jobfy.work) #10

Cara, recomendo criar um portfólio e se cadastrar no https://jobfy.work
Lá você pode enviar as suas propostas e pegar jobs online compatíveis com as suas skills