O inicio em Ruby

(Tom Martins) #1

Bom Dia galera,
Minha área de trabalho mesmo é a Computação Gráfica, Projetos 3D, Games e etc.

Mas também tenho curiosidade um pouco de conhecimento na parte Front-end também, e to aqui falando de Ruby pelo seguinte:

Eu imagino que Ruby seja uma linguagem 'moderna' e com potencial, então por curiosidade comecei a fazer o curso do CodeAcademy só pra ter uma noção mesmo. Até ai foi tudo bem, gostei bastante até, pela simplicidade, mas eu preciso saber mesmo Qual é a principal atividade do Ruby (Web app, Mobile App, Software, Games, Back-end) ?
Isso não ficou claro pra mim ainda e também que software ou oque se utiliza quando se programa em Ruby, algo como Dreamweaver?

Sou leigo mesmo no assunto mais me esforço rs. Quem puder ajudar eu agradeço muito.

(Tom Martins) #2

Falei alguma coisa muito absurda? kkk ninguém me responde

(Daniel Marcos) #3

O Ruby é para desenvolver sistemas web, seja site ou mesmo alguma aplicação para a internet. Não serve para desenvolvimento de app ou games, porém para back end é muito recomendado. Se você é designer vai sentir muito diferença já que o ruby normalmente é para programadores. Mas nada impede de você prosseguir com os estudos já que está gostando. Se quer aprender front end, então te recomendaria estudar CSS, HTML e Java Script. Se tiver mais dúvidas por aqui.

(Tom Martins) #4

Eu domino bem HTML + CSS + JAVASCRIPT, inclusive as "não tão novas" funções que o html5 e css3 dispõem.
Programo C# pra games então até o momento não to sentindo tanta dificuldade rs.

Mas bacana Daniel, valeu mesmo, era exatamente nesse ponto que eu tava perdido, não sabia pra oque usar. Entao se eu quiser fazer por exemplo um gerenciador de conteudo, um pequeno web app pra por exemplo uma locadora, ou o banco de dados de um site eu consigo fazer em Ruby certo? se sim eu vou estudar ele, por que me dei mal como PHP e MySQL ^^.

Haaa e outra coisa, onde é que eu programo com ruby? Até o que eu sei o Dreamweaver não aceita

(Lucas Pugliesi) #5

Bom dia @Sowlab, Ruby você pode escrever tanto em editor de texto comum como em IDEs, como por exemplo: RubyMine, Komodo, Arcadia, etc.

(Lucas Pugliesi) #6

Existe também esse post do Fábio Akita falando sobre IDEs e editores de texto.

(Tom Martins) #7

Boaa @fplucas, Vlw mesmo, vou dar uma olhada no link. Obrigado

(Tom Martins) #8

Se eu to incomodando , me desculpa pessoal, mas eu quero aprender, acho que pelo menos uma vez todo mundo ja se sentiu assim rs.

Ok, li a matéria que o @fplucas me indicou, inclusive é muito bom o conteúdo explica detalhadamente muita coisa
e eu decidi usar o Sublime Text (me interessei por Ruby Mine tb).

E a questão a gora é a seguinte.
Como eu vejo / compilo o código no sublime text?
Por que preciso saber oque esta acontecendo nos testes.

Tem algo que apresente o resultado em tempo real ou pelo menos que eu possa "atualizar" a pagina e ele me mostre o arquivo com a ultima modificação?

(Lucas Pugliesi) #9

Recomendo você dar uma olhada nessa playlist

(Marcel dos Santos) #10

Fala @Sowlab, tudo bem?

Sou desenvolvedor PHP mas acredito que posso te ajudar com algumas de suas dúvidas sobre como começar a programar Ruby. Aliás, fico triste por ter se dado mal com PHP. :frowning: Mas enfim, vida segue... \o/

1. Sobre a linguagem

O Ruby é de fato uma linguagem moderna e muito bem construída. Eu particularmente aprecio a elegância e a expressividade de sua sintaxe. O Ruby conta também com uma comunidade de desenvolvimento de software bastante ativa.

2. Sobre sua utilização

O Ruby é utilizado, em grande parte, para o desenvolvimento de aplicações web. Ela se torna ainda mais poderosa para o desenvolvimento web quando se utiliza algum framework como Ruby on Rails ou Sinatra, por exemplo. O fórum do Tableless, por exemplo, é uma aplicação web escrita em Ruby chamada Discourse. Porém, o Ruby não se limite somente a aplicações web. Ele é bastante utilizado em aplicações de linha de comando, aquelas aplicações que rodam no terminal. Não sei se é possível utilizar Ruby em aplicações desktop ou mobile, por exemplo. Talvez algum rubista experiente possa tirar esta dúvida pra gente! :wink:

Alguns exemplos de projetos legais construídos em Ruby podem ser vistos aqui: https://github.com/search?l=Ruby&o=desc&q=stars%3A%3E1&s=stars&type=Repositories

3. Sobre o ferramental

Acredito que as ferramentas indispensáveis para você começar a desenvolver com Ruby são: (1) o próprio Ruby (interpretador + ferramentas do ecossistema), (2) um editor de texto que se sinta confortável como o Sublime Text (que recomendo fortemente, aliás) e (3) um terminal (aquela tela preta onde as pessoas digitam comandos estranhos).

Vale destacar a importância de se utilizar um terminal para o desenvolvimento de software hoje em dia independentemente da linguagem que utiliza. Pode ser Node.js (JavaScript), PHP, Python ou Ruby, a utilização de um terminal será indispensável. Os sistemas operacionais Linux e Mac OSX já possuem um aplicativo de terminal por padrão. No Windows pode-se utilizar o PowerShell. Se você não estiver habituado com o terminal, recomendo a leitura deste material https://github.com/jlevy/the-art-of-command-line.

Outra coisa, se você utiliza Windows, ouvi dizer que o Ruby não costuma se dar bem com ele. Recomendo que procure mais informações sobre isso! Se a combinação Ruby e Windows não for de fato boa, recomendo utilizar um máquina virtual para desenvolvimento. Veja este artigo para mais informações https://nandovieira.com.br/usando-o-vagrant-como-ambiente-de-desenvolvimento-no-windows.

Se você utiliza Linux, veja como realizar a instalação em https://nandovieira.com.br/configurando-ruby-rails-mysql-postgresql-git-no-ubuntu. Se você utiliza Mac OSX, veja https://nandovieira.com.br/configurando-ruby-rails-mysql-postgresql-git-no-mac-os-x.

4. Sobre como iniciar no Ruby

Recomendo que você inicie como desenvolvedor Ruby aprendendo o framework Ruby on Rails. Geralmente um curso de Ruby on Rails é iniciado com uma introdução bem abrangente sobre a linguagem Ruby e o seu funcionamento. Recomendo o curso 'Começando com Ruby on Rails' do Nando Vieira em http://howtocode.com.br/cursos/comecando-com-ruby-on-rails. A didática dele é impecável, conhece muito sobre o assunto, o preço é justo e é super-profissional. Já fiz três cursos com ele, incluindo este que estou indicando.

Para outras informações, existe uma apostila da Caelum que também é um excelente material. Veja em https://www.caelum.com.br/apostila-ruby-on-rails/.

Atenciosamente,

Marcel dos Santos

(Tom Martins) #11

Caramba @marcelgsantos muito obrigado por tomar parte do seu tempo para responder a minha pergunta rs.
Muita coisa ficou mais clara, algumas eu ainda to custando a entender, mas agora ja tenho mais ou menos a noção de oque procurar e por onde começar.

Vlw :smile:

(Marcel dos Santos) #12

@Sowlab, tudo bem?

Fico feliz que tenha sido útil para você. Acredito que o maior problema que temos quando iniciamos como desenvolvedor é mentoria. :wink:

Por curiosidade, parece que o curso 'Começando com Ruby on Rails' que te indiquei está com 50% de desconto segundo o tweet que o Nando Vieira postou há algumas horas atrás.

Se eu fosse você, aproveitaria para fazer este curso. Te garanto que as coisas ficarão mais claras para você! De quebra você fará o curso com um cara que é referência na área por um preço justíssimo. :wink:

https://twitter.com/howto/status/671272511015907328

Atenciosamente,

Marcel dos Santos

(PotHix) #13

O Ruby é para desenvolver sistemas web

Então, na verdade não é. O Ruby ficou muito popular por causa do Rails mas ele é uma linguagem normal como qualquer outra. Nesses vários anos trabalhando com Ruby eu já fiz protótipos de jogos (https://github.com/pothix/waros), daemons que conectam em sistemas de mensageria (XMPP), bot de IRC, scripts de automação e outras coisas, entre elas web.

Mas continuando com a resposta para o @Sowlab:

Sobre o que o pessoal usa para trabalhar com Ruby, você pode usar qualquer editor, mas o que eu mais vejo o pessoal usando é Vim e Sublime Text ultimamente. Atualmente eu estou usando Emacs, mas é gosto pessoal. Depois que o arquivo de código está feito via editor, o pessoal chama o ruby pelo terminal mesmo para executar. Isso foge um pouco da ideia de apertar um botão "play" na IDE para rodar (isso foi uma duvida minha quando comecei a aprender Ruby também), mas é só uma mudança de mindset.

A principal área de atuação do Ruby hoje é web graças ao framework Rails que tornou as coisas simples de fazer, e a linguagem que ele usa é Ruby, portanto popularizou o Ruby junto. Mas como eu disse la em cima, dá para fazer muita coisa com Ruby, não precisa se prender só em web. :smile:

Boa sorte nos estudos!

Há braços

--
PotHix

(Tom Martins) #14

@PotHix Nossa muito bom saber disso, eu ja tava querendo desistir =P.
E essa bendita duvida de "como dar play nisso?" eu ja entendi que é pelo terminal mas pqp ...

E se eu to desenvolvendo por exemplo um app (se é que isso é possivel com Ruby). Como é que eu vejo isso?
Não da? Mas é como você falou eu to acostumado com Dreamweaver e Mono Developer (Unity 3D) provavelmente
terei que me adaptar ao prompt.

mas cara pfv. Me passa um email seu ou algo que a gente possa conversar, ja que você Trabalha mesmo com Ruby,

SejaMeuProfessor de Ruby rs.

Obrigado pela resposta

(PotHix) #15

Æ!!

Sobre "ser meu professor de ruby", precisaria ver valores mas dá para conversar. Se tiver interesse me manda email, ta no contato do meu blog (pothix.com).

A adaptação ao prompt é tranquila, e sobre mostrar o resultado, depende do que você está trabalhando. Se estiver numa app web você ve no navegador, o rails sobe um web server para você, se for um game ele vai usar a lib gráfica e abrir uma janela diferente quando você chamar o arquivo principal da sua app (ruby main.rb por exemplo), se for um daemon você pode fazer ele jogar os logs no STDOUT e ficar vendo o que está acontecendo. : )

É outra ideia, mas eu gosto. o/

Há braços

--
PotHix

(Tom Martins) #16

Te mandei um email olha la.

(Tom Martins) #17

Eu aqui dinovo... :smile:
To começando a entender melhor o Ruby, principalmente a questão do terminal que tava me infernizando.

Mas por que é que quando eu tento iniciar o servidor ele da erro?
print do errro

(Israel Jr ) #18

Run 'bundle install' to install missing gems.

Execute 'bundle install' para instalar gemas (pacotes do projeto) que estão faltando. Digita bundle install no terminal que vai funcionar.

(Tom Martins) #19

@israeljunior eu também ja tinha tentado isso, ele instala blz.
Mas quando eu tento iniciar o servidor ele da o mesmo erro

To fazendo alguma coisa errada?

(Israel Jr ) #20

Será que não está faltando o Development Kit aí? https://github.com/oneclick/rubyinstaller/wiki/Development-Kit