Minificação de arquivos


(Roben Nelson da Silva Costa) #1

Posso mimificar o HTML? Ganharia em desempenho?


(Diego Eis) #2

@rncosta ganharia algum desempenho sim, principalmente se a página for muito grande e ter muitos elementos. Não tenho dados para mostrar a diferença de um e de outro, mas é só testar e ver o quanto o tamanho dos arquivos pode diminuir.

Mas eu não minifico o código HTML. Nunca tive a necessidade de fazer isso em projeto algum.


(Luã Ciceri Schwertner) #3

@rncosta melhora o desempenho sim. No entanto nunca utilizei em meus projetos, mesmo sendo projetos maiores. Mas vale sempre dar uma olhada, se o projeto for muito grande, para ver qual seria a discrepancia de desempenho fazendo o HTML minificado ou nao.


(Augusto Borges De Moura) #4

Na verdade, com a compressão gzip do próprio servidor, minificar a parte HTML se torna muito pouco (muito pouco MESMO) eficiente, e só atrapalha sua leitura por pessoas que não tem a página completa.

Artigos de como ligar a compressão gzip no Apache:


https://www.oficinadanet.com.br/artigo/servidores/como_comprimir_javascript_e_css_com_gzip

Em inglês:


https://css-tricks.com/snippets/htaccess/active-gzip-compression/


(Vitor Melo) #5

Semana passada eu descobri uma suite de aplicativos de compressão fantástica e totalmente free, no site Romeo Light: http://www.romeolight.com/contents/webtools/

Segue o mimificador específico mimificador para HTML:
http://www.romeolight.com/products/htmlminify/

Além desse, nele site você encontrará programas para comprimir CSS, JS, JPG entre outros, o legal é que os programas são bem fáceis de usar e com um design lindo de se ver.

A maioria deles podem ser configurados para ficarem semelhantes aos automatizadores de tarefas atuais, assim toda vez que você salva o arquivo ele irá comprimir automaticamente.

Dê uma olhada e contra pra gente o que achou :smile:


(Ivo Zinenda) #6

Use Yoman e problema resolvido...


(gtw) #7

A minificação dos arquivos, tanto .css quanto .js aumentam bastante o desempenho. Ainda mais se você tiver muitas linhas de códigos. A linguagem WEB é uma linguagem interpretada, ou seja, ela "lê" linha por linha... Logo, enquanto menos linhas você tiver, mais rápido será o tempo de leitura.

Além da minificação do código, também é importante minificar as imagens também. Este é um bom site para fazer isso é o Tiny PNG


(Victor) #8

Cara, normalmente eu faço a minificação do HTML sim.

Acredito que exista algum ganho no desempenho (mesmo que mínimo) e se não me engano o PageSpeed Insights do Google as vezes embaça se a página for muito grande.

Pra quem usa Wordpress, tem uma função bem bacana que já faz isso:


(Augusto Borges De Moura) #9

Minificar HTML no PHP fica meio pesado, o melhor seria usar ferramentas de automatização na hora de desenvolver (vide Gulp e HTMLmin)