Me ajudem por favor!

(Thales Cristian Eugenio) #1

Bom pessoal, primeiramente quero deixar claro que eu sou iniciante no mundo da "programação", então favor não julgar.

Pessoal, recentemente eu acabei de aprender as linguagens HTML, CSS (Eu sei que não são linguagens de programação, são linguagens de marcação e folha de estilo) e o meu objetivo é trabalhar com desenvolvimento web!
Acontece que eu não sei com que linguagem começar ou continuar.
Em HTML eu sei praticamente tudo, aprendi até um pouco de SEO para ranqueamento de sites, mas e agora? Aprendo PHP?

Eu tenho um livro que ensina JavaScript e jquery, mas um colega meu (não muito experiente nesse assunto) disse que é melhor não começar por JS.

Enfim, alguém pode me ajudar?
Com qual línguagem começar?
OBS:( tenho 18 anos e estudo por conta própria)

Valeu.

(Denilson Dias) #2

bom, na minha opinião você deve aprender lógica da programação e logo em seguida php, cara php é uma linguagem essencial para o desenvolvimento de sites, e-commerces, blogs e etc.
eu por exemplo não sei javascript sei bem básico, php eu sei em um nível intermediário, mas existem vários sites e canais no youtube que irão te ajudar no seu conhecimento

(Thales Cristian Eugenio) #3

Na verdade eu já sei lógica de programação! Rsrs
Eu já fiz um curso de algoritmos. Nesse caso então vou procurar PHP?

(Eduardo Ribeiro) #4

@Thales.ce é o seguinte, eu recomendaria você aprender JS antes do PHP, pois dessa forma você começara a dominar o front-end, ou seja, estará no caminho de estar especializado nessa parte de criação, caso queira arrumar um emprego ou até mesmo realizar projetos pessoais, isso irá te ajudar muito.

Eu sugiro que após estar sabendo bastante de JS e JQuery, você possa estudar SASS (Isso vai facilitar muito o seu desenvolvimento na parte de CSS), você pode estar vendo algum Framework também, como Bootstrap, Materialize entre outros. Com esses conhecimentos você já será capaz, por exemplo, de entrar no mundo das apps hibridas, ou seja, começar estudar Ionic, NativeScript, React e etc, bastando talvez estudar algo a mais, como TypeScript, mas se você tiver aprendido bem JS, não será muito difícil aprender.

Resumo : Fica craque no Front-End, já que foi por esse caminho que tu começou e depois se aprofunde no Back-End, faça talvez um curso básico do back, apenas para saber como funciona essa parte ou até mesmo para descobrir que gosta mais dessa do que o front, enfim, sugiro se especializar em uma dessas opções e depois ir aprendendo sobre o outro mundo kk.

PS: JS a cada dia que passa vem ficando mais importante e usado. :slight_smile:

Espero ter ajudado :stuck_out_tongue:

(Thales Cristian Eugenio) #5

Ajudou sim! Valeu msm.

(Luan Maik) #6

@Thales.ce, esse negócio de aprender uma coisa ou outra não funciona no mundo real, conhecimento nunca é demais. O caso de aprender uma ou outra só se restringe à empresas com boa divisão de trabalho, mas mesmo assim, se vc acabar saindo da empresa corre risco de ficar pra trás em comparação à outros programadores no mercado de trabalho.
PHP é linguagem para back-end e Javascript Front-end, ou seja, vc irá utilizar em momentos diferentes, porém deve-se aprender os dois no mínimo por mais que vc se foque em apenas uma linguagem.
Resumindo, aprenda tudo o que for preciso, nunca se sabe o dia de amanhã.
Não consigo entender como o cara vai aprender PHP sem saber javascript, como fará requisição, só programará em hard-coding? não faz sentido. Aprenda javascript com foco em AJAX e ao mesmo tempo PHP, por que um irá complementar o outro, começe por fazer o envio de dados de formulário para o PHP através de requisição (AJAX).

(Angelilton) #7

cara já tive nesse dilema também é a minha recomendação é você saber o que a final você quer
ser dev front-end ou back porque se vc tiver mais facilidade com designer vai pegar fácil a parte de front end ( leia essa guia https://tableless.com.br/tornar-dev-front-end/) agora se você quiser seguigir mais o back você teria que descobrir aquilo que vc tem mais facilidade por ex node js, PHP C# ruby
então da uma olha nas vagas da sua cidade veja o que o mercado ai está pedindo pq mercado para todas tem

(PotHix) #8

Æ!!

E ae @Thales.ce!

Bem, para trabalhar com web você realmente precisa saber um monte de coisas. HTML, CSS, Javascript e alguma linguagem de backend são necessárias.

Javascript é muito importante, você não precisa aprender todos os conceitos de programação e patterns usando ela, mas você com certeza vai precisar dela no seu dia a dia, portanto aprenda pelo menos o básico por enquanto.

Quanto a linguagem de backend, PHP é uma linguagem que você vai conseguir trabalhar facilmente em quase todos os ambientes. Funciona em Windows, Linux e Mac de uma maneira fácil e o deploy é bem tranquilo e barato.

Eu comecei com ASP (bleh!) e PHP. Hoje em dia trabalho bastante com Ruby e um pouco de outras linguagens como Go e Elixir.

Eu gosto bastante de Ruby e recomendaria você tentar, caso queira brincar com uma linguagem que tem bastante documentação e uma comunidade que preza por qualidade. Você vai encontrar bastante material sobre desevolvimento com Ruby, Orientação a objetos, testes automatizados e outras coisas.

O legal de começar com PHP é que você consegue colocar algo funcional em um ambiente de produção de uma forma bem fácil. Por esse motivo, aconselho você a fazer algumas coisas bem simples com PHP para você entender o que está acontecendo. Depois que você tiver as noções básicas de web e cliente->servidor, procure outras linguagens para ver qual você gosta mais (eu recomendo Ruby), e daí você foca seus estudos.

Boa sorte! :slight_smile:

--
Willian Molinari
a.k.a PotHix
http://pothix.com
https://desconstruindoaweb.com.br

(Bruno) #9

A linguagem que você deve aprender se chama inglês.

Nem preciso dizer porque, você já sabe, tem uma quantidade exponencial de conteúdos em inglês, que você só terá acesso se dominar essa lingua.

Já sabe ingles? Perfeito, veja esse video e escolha seu caminho: https://www.youtube.com/watch?v=sBzRwzY7G-k