Loading em sites

(João Wall) #1

Boa tarde Pessoal,

Estou em uma discussão com um colega quanto a usar ou não loading em sites e gostaria da opinião de vocês.

Meu colega acha que loading, independente do tempo que dura, espanta o usuário, mas eu discordo. Eu acredito que se o loading for de curta duração (até 10s), não tem problema nenhum, uma vez que, é melhor o usuário esperar um curto período e visualizar o site com todo conteúdo visível do que o site ficar carregando aos poucos, muitas vezes de forma desconfigurada.

Na minha opinião o uso de loading era uma prática ruim no passado, pois loadings eram usados principalmente em sites pesados desenvolvidos em flash e a internet era muito mais lenta do que agora.

O que vocês acham?

(Maykel Esser) #2

Curta duração = 10s?
Tem que rever isso aí, hein?

Loading é melhor do que ver o site se montando por trás. Quando ainda você tem recursos que só são executados perto do fim da execução do site, é melhor ter um loading por cima, para evitar que o usuário faça alguma peripécia! hehe.

Pra mim, curta duração é 2s... 10s é impensável nos dias de hoje, com banda larga.

(João Wall) #3

Falo em 10 segundos na pior das hipóteses.

Infelizmente banda larga de qualidade não é a realidade de todos... e se falarmos em 3g então.. nem se fala.

Imagina um site com slideshow fullpage, onde o cliente quer destacar a qualidade do produto.

Mesmo aplicando compactação de imagens no servidor e reduzindo a qualidade das imagens ainda assim vamos ter imagens pesadas.

(Maykel Esser) #4

Então @joaowall, é um tema legal de se debater.

Geralmente, pra sites que vão ser acessados de redes móveis, através de media-queries, eu não deixo o site carregar as imagens mais pesadas. Foco sempre no conteúdo. Dessa maneira, deixo o site full-bonitão apenas para desktops, ou telas maiores. Claro que sempre devemos priorizar uma boa performance dentro do possível. Uma imagem de tamanho considerável (largura/altura) ao meu ver não deve passar de 600, 700kb. Aí vai também de usar recursos como LazyLoading, impedindo que tudo seja carregado no início, sendo carregado somente quando necessário. Isso já reduz bastante o tempo de carregamento! :wink: