Início nos estudos. "Ouça a voz da experiência."

(Luan Vicente) #1

Eu comecei a estudar front-end há pouco tempo e tenho aprendido bastante estudando conteúdo gratuito da web nos últimos meses.
Criei inclusive uma aplicação simples utilizando HTML5+CSS3 e um pouco de PHP para a empresa em que trabalho, o que otimizou muito a rotina na empresa e me trouxe uma boa experiência com o feedback que recebi.

Por estar iniciando meus estudos não sei como a coisa funciona na prática. Por isso gostaria de ouvir dos mais experientes e profissionais atuantes na área: o que vocês tem como essencial para um desenvolvedor front-end. Além de HTML5, CSS3, JavaScript, PHP, padrões de projeto -- Progressive Enhancement, Mobile First --; Frameworks CSS, e etc.

Onde moro não há muita oportunidade na área, até mesmo pra estudo. Na opinião de vocês, é possível conseguir um emprego, mesmo sem curso superior e/ou certificações, estudando em casa? Meu intuito é conseguir um emprego em outra cidade e assim ingressar numa faculdade de ADS ou talvez investir em certificações.

Seria muito bom ouvir várias opiniões, pois sei que aqui há profissionais excepcionais, além de ser a minha única forma de contato com alguém que tem experiência.

(Valdeir Santana) #2

É possível encontrar trabalhos que exige apenas um portfolio legal, mas o ensino superior ainda é um diferencial em seu curriculum.

Esse post pode te ajudar um pouco sobre a questão do ensino superior.

(Luan Vicente) #4

eu vi esse tópico algum tempo atrás, além de outros tópicos e artigos a respeito desse assunto. Eu pretendo cursar uma faculdade. Acho que sem uma formação do tipo você conta muito com a sorte; já com um ensino superior você tem mais uma garantia na sua carreira, além das oportunidades se expandirem para especializações com pós-graduações e etc.

(Kevin Thomas) #5

Cara. Na minha opinião, faculdade só vai ser bom pra aprender a se adaptar a este mercado e vai ajudar a entender como funciona o processo de desenvolvimento. Mas aprender a desenvolver em si, acho difícil. A internet é algo que muda todos os dias. A todo momento alguém lança algum framework, algum plugin ou alguma plataforma nova. E com certeza, nenhuma das faculdades brasileiras – pelo menos nenhuma das que conheci – têm professores realmente qualificados que estejam acompanhando estas mudanças.

Se você quiser aprender de verdade, corre atrás. Veja vídeos no YouTube, compre livros sobre o assunto, leia tutoriais na internet, e se você tiver uma grana sobrando pra pagar um curso online, procure o TeamTreehouse. O site é excelente e os cursos, nem se fala...

(Diego Eis) #6

@Luan esse assunto é tão interessante, longo e importante que eu fiz um livro sobre o assunto: Guia Front-End.

Esse livro foi escrito depois que eu escrevi esse artigo: Como se tornar um Front-end

(Luan Vicente) #7

@diegoeis acabei de ler o artigo e tem muitas respostas pra muitas das minhas dúvidas. Sem dúvidas o seu livro irá me esclarecer muita coisa! Obrigado pela força!

(Leandro Marques) #8

Faculdade em TI de fato adiciona bem pouco no conhecimento em geral. A maior parte do conhecimento vai ser adquirida por fora, porém ter o diploma é um diferencial sim para o mercado, pois a maioria das vagas existentes exigem um curso superior, impactando inclusive no salário que vai receber. O mercado enxerga que a pessoa investiu "formalmente" em sua capacitação, por isso é valorizado. Não estou dizendo que é certo ou errado essa exigência, mas é assim que o mercado tem contratado.

Então acho que deve continuar sua faculdade, mesmo sabendo que não está adicionando muito conteúdo.

(Luan Vicente) #9

É exatamente assim que penso, @Leandro_Marques Acho que uma faculdade consolida o se conhecimento e sem dúvida é um diferencial na hora de conseguir um emprego.