Iniciando Carreira - Front-end Jr

(Pedro Jeferson) #1

Olá, sei que devemos estudar e muito, estar sempre nos atualizando, porem tenho uma duvida o HTML5, CSS3 e JS, parecem já nao ser o bastante pra se iniciar na carreira de front-end jr.

Andei fazendo algumas pesquisas e muito pedem Sass / Less, Gulp, Angular, PHP , AngularJS JSON entre outras isso já nao seria pra um nivel acima de jr e fora o salario que pagam pra jr e querem solicitar esses requisitos, sei que cedo ou tarde vamos precisar aprender essas e outras linguagens e frameworks.

Porem pra quem se esta iniciando o que seria ideal saber?

(Ivo Zinenda) #2

Ora viva @pedro.jeferson.
Tens que entender o que é ser um desenvolvedor front-end,no meu blog tem um artigo que explica isso Desenvolvedor vs editor de código - Parte 2.

O front-end aprende HTML5, CSS3 e JS.... porém procuramos por soluções que podem aumentar nossa produtividade.

Temos Jekyll, Jade, Haml, SASS, LESS, Grunt, Gulp, TypeScript, Jquery.... E muito mais.

Porque fazer um site do zero se podemos usar um framework... É mais por aí.

Primeiro aprenda o básico. Depois procure maneiras de aumentar a tua productividade

(Daniel Schmitz) #3

vou dar uma dica valiosa

vá pro angular 2. ta em beta e vai ser fenomenal. Vai ser tipo o adobe flex em 2006.

(Fabricio Silva) #4

@pedro.jeferson como você quer entrar na área conhecer HTML, CSS, JavaScript, Developer Tools e um bom editor de texto (recomendo, Sublime Text, Atom ou Brackets, nessa ordem) é fundamental.

Não se preocupe muito com as outras coisas, se preocupe em ter uma base sólida nos items acima. Depois que pegar as manhas de HTML, CSS e JavaScript, daí sim é hora de partir para outras coisas.

Em HTML temos os templates HTML, Jade, Handlebars, etc. No CSS parta para um pré-processador, SASS, LESS, Stylus, depois para um pós-processador, PostCSS. No JavaScript comece pelo jQuery, depois um framework como Angular ou React. Aprenda um pouco sobre NodeJS. Depois as ferramentas que vão facilitar a sua vida, como o Grunt ou Gulp, Bower, Yeoman, etc...

Sei que a galera exagera nos requisitos para as vagas, mas saber um framework sem manjar da linguagem não vai te ajudar muito no dia-a-dia. Fortaleça a sua base que o resto vem tranquilo. Fica muito fácil aprender AngularJS quando se tem profundo conhecimentos em JavaScript, fora que se precisar você terá facilidade em aprender React caso precise.

No geral, aprenda frameworks e bibliotecas fazendo projetos experimentais, e aprofunde o seu conhecimento conforme surgir demanda, por exemplo vai trabalhar em um projeto que usará AngularJS.

Bons estudos e que a Força esteja com você.

(Tom Martins) #5

@daniel Eu sou completamente leigo quando o assunto é framework, você pode me dar um norte,
Oque são... o que fazem... por que usar ... como usar ?! Essas coisas, meu conhecimento com framework é 0 mesmo kkk, mas nunca é tarde para aprender .

(Daniel Schmitz) #6

Vamos lá:

Oque são: São um conjunto de bibliotecas (a grosso modo) que automatizam diversas funcionalidades que você iria fazer "na mão";

o que fazem: Permitem que você faça algo mais rápido e mais estruturado

por que usar: Principalmente para estabelecer um padrão de desenvolvimento e para agilizar tarefas rotineiras

como usar: Leia a documentação, leia a documentação e claro, leia a documentação. A doc lhe dá o caminho das pedras no que se trata em como fazer e principalmente, do que não fazer.

(Luis) #7

entrando na conversa....

vocês teriam boas fontes para indicar onde aprender "O jeito certo" onde aprender:

• HTML5
  • CSS3 e SASS
  • Bootstrap
  • Sublime / Brackets
  • JavaScript