Ingressar no mercado Front-End

(Lucas Lima Muller) #1

Galera, minha dúvida agora é uma questão que acredito que não é só comigo que acontece.

É o seguinte, comecei com desenvolvimento web há uns 3 anos, de lá pra cá conheci vários sites, inclusive o Tableless, pelos quais aprendi tudo que sei hoje na marra rs.

Na presente data em que vos falo tenho amplo conhecimento de HTML5, CSS3, JavaScript, bastante coisa de JQuery, Git, Grunt, SASS, LESS, e uma par de outras coisas kk. Só que eu tenho 16 anos (quase 17 kk) e aí, embora eu preencha os requisitos de muitas das vagas que vejo por aí, eu não consigo trampo em nenhuma agência e nem um freelas, resultado: não tenho portfolio, ai por não ter portfolio ninguém dá crédito, e como ninguém dá crédito eu não desenvolvo nada e continuo sem portfolio.

O que devo fazer pra conseguir um trampo na área? Tenho tentado CLT, mas em último caso poderia ser PJ também.

Esse é meu site curriculo / portfolio, me ajuda ae só quero uma direção rs.

Valeu, abraço.

(Rafael França Marques da Silva) #2

@lucaslmuller uma coisa q posso te recomendar... se ninguem te dá trabalho pra fazer faça redesigns e coloque como portfolio... Isto é uma tática interessante tanto para vc aprender mais qto para mostrar seu trabalho...

outra coisa, já q vc conhece git, "go! go!" github... :smile:

Procure projetos q possam ser do seu interesse e ajude... Tem mta gente sendo vista pelos projetos q colabora no github...

obs.: dica para seu portfolio, procure finalizar os projetos que vão para portfolio, querendo ou não o visual sempre ajuda bastante!

(Daniel Schmitz) #3

E eu com 17 só queria saber de beber e jogar Quake HAUAHAUAH

@topic Parabéns jovem, já está no caminho pra um grande futuro. Só nao tenha tanta pressa, em breve vc faz 18 e aí pode fazer aquelas faculdades de 2 anos na área, conseguir um estágio e ir evoluindo. Na facu tente encontrar uma empresa junior e mostre serviço. Monte um bom portfolio no linkedin, tenha um github com seus projetos, faça um bom networking com seus colegas de faculdade, tendo vontade de fazer e curtindo o que faz, o sucesso vem com o tempo!

edit: troque o seu site por um blog e colque alguns artigos seus, vai escrevendo no dia a dia. Tipo, um dia vc precisou saber como usa o gulp, aí vc leu estudou fez um resumo dos comandos. Faça um POST sobre isso. Não precisa colocar q está sem portfolio, deixe isso com o linkedin. Dá uma olhada no meu site pra vc ter uma ideia: www.danielschmitz.com.br

(Luã Ciceri Schwertner) #4

@lucaslmuller já passei pelo mesmo problema, o que te sugiro é procurar por estágios, mesmo que tu já tenha um bom conhecimento, esse estágio pode ser uma baita oportunidade pra tu mostrar tuas habilidades pra empresa, e posteriormente conseguir melhores cargos na empresa. Esse é o espírito, só não pode desanimar.

(Nick Lima) #5

@lucaslmuller, como o @daniel falou, você está de PARABÉNS. Acho que o caminho é esse daí mesmo. Procura começar pequeno porque você terá a barreira da idade... Muitas empresas não vão pensar em contratar você pelo fato de você ter apenas 16 anos e também por não ter experiência em outras agências/empresas.

Foca em estudar bastante e seguir as dicas do @lciceris e do @euconectei. Acredito que o lance é estágio... Eu comecei na área em 2005 como estagiário numa empresa de um amigo do meu pai e sem saber de nada... Você já tem a vantagem de conhecer muita coisa.

Só falta você achar uma empresa que possa te contratar no final de um estágio ou que te garantam a experiência que falta: trabalhar em agências/empresas.

(André Campos) #6

Parabéns pelo esforço e foco! :wink:

A trilha para se seguir, acho que já está clara com as dicas do pessoal. Tem alguns sites que possuem diversas vagas de estágio/trainee na área, se interessar: ceviu.com.br e trampos.co. Boa sorte!

Qual faculdade fazer?
(Camila Queiroz) #7

@lucaslmuller, tô chocada com você! E muito orgulhosa também! Na sua idade, como alguém aqui embaixo falou, eu só pensava em qualquer coisa que, definitivamente, não incluia educação / trabalho! haha

Eu sou newbie nessa pegada de programação. Já tenho outra carreira mas, dois anos atrás, eu joguei tudo pro ar, fui para outro país e comecei a estudar programação. Eu total entendo o que você está vivendo mas, quero reforçar o que já foi dito: vai com calma e sem estresse. Você já tem 17 anos e, logo menos, vira os 18... aí você se joga no mercado. Por ora, concentre-se em melhorar suas skills e procurar projetos open que sejam de seu interesse para você mostrar sua cara. Que aí, quando estiver na hora de entrar no mercado, você pode não ter "corporate experience" para apresentar, mas vai ter um monte de experiências práticas que foram buscadas na marra. Isso vale DEMAIS.

E parabéns! =)

(Diego Eis) #8

@lucaslmuller Levando em consideração que eu fui negado em uma entrevista por que eu não fazia sites para Netscape 4 e nem codificava no Dreamweaver, só digo para você uma coisa: paciência.

Procure oportunidades como as empresas como a Locaweb tem feito. Assim você entra na área, em uma boa empresa, em um cargo junior, aprendendo desde cedo a profissão em uma equipe bacana, numa empresa gigante, com processos, diversas outras equipes, hierarquia definida e etc...

Outra coisa: comece construindo uma marca pessoal online. Mantenha um blog, escreva para algum site da área (Tableless, iMasters, etc), compareça nos eventos, encontros como o MeetupCSS e o Femug. Existem diversas maneiras de você começar a aparecer e demonstrar que você tem conhecimento. Há também projetos como o 3Days que o Bernard de Luna dirige.

É muito comum ter conhecimento mas não ter experiência. A maioria das empresas não tem tempo de ensinar, por isso elas preferem pegar a galera com experiência. Mas você está na hora de aprender. No meu primeiro emprego, eu ganhava R$150 para ser Assistente de Web Designer. Aprendi bastante. Depois só fui subindo, exatamente por causa da experiência.

Continua correndo atrás, sempre escolhendo bem o lugar que você acha que vai absorver mais conhecimento da galera mais sênior. Mas tenha paciência. As boas oportunidades estarão disponíveis conforme você ganha experiência e conhecimento.

(Fabricio Silva) #9

@lucaslmuller acho que a galera já deu grandes dicas, mas vou deixar a minha contribuição... certa vez ouvi de um jovem sábio rapaz: "Se a demanda não existe, cria a demanda".

Se quiser segue o vídeo da palestra: https://www.youtube.com/watch?v=S6APevEo2Yw

O pessoal já deu as dicas, corra atrás e não desista dos seus sonhos!

(Lucas Lima Muller) #10

Eae pessoal, quero antes de mais nada agradecer por todas as dicas e a todos que se disporam a me ajudar.
E agora indo ao ponto quero orgulhosamente dizer que seguindo a dica do @daniel eu criei meu blog. Na verdade eu não substituí o site, apenas agreguei o blog nele, mas acho que ficou muito bom. Gostaria que vocês pudessem entrar lá e dar uma olhada, mandar um feedback, e se possível até divulgar pra ajudar.

O site é http://www.lucaslimamuller.com.br/
e o blog está aqui http://www.lucaslimamuller.com.br/blog/

(Maria Py) #11

Oi Lucas

Existem formas de se mostrar trabalho e aptidões ainda mesmo sem ter trabalho efectivo, ou portfolio associado a uma empresa/trabalho.
Podes ou pegar em partes de sites e linhas de codigos e fazer um pequeno video (ou vários) e mostrar o que sabes fazer
olha aqui este cara ele é fera, pequenos filmes a explicar o que fez e assim dessa forma ele mostra ao mundo as suas capacidades

ou agarrares sites de outros e explicares o mecanismo ... isso tudo mostra conhecimento

E 16 anos e auto-ditacta
Meus parabéns
pode estar complicado agora aos 16 anos, mas a continuar assim com essa vontade e facilidade de aprendizagem, logo logo chegas ao topo.

Abraço,

(Henrique Araujo) #12

@lucaslmuller tenho 17 anos tbm e tou no mesmo caminho que vc, mas por enquanto não busco vagas de emprego, quero apenas aprender cada vez mais, mas se surgir a oportunidade...