Dicas e orientações para um novato

(Renato Almeida de Lima) #1

Pessoal, peço licença para abrir este tópico. Sou novo no fórum e espero que eu esteja abrindo o tópico na categoria adequada.

Tenho 29 anos, moro em São Paulo (SP) e nunca mexi com programação ou qualquer área da computação. Até então venho trampando com Teatro, Audiovisual e algumas outras aventuras. Trocando em miúdos: não tenho qualquer tipo de estabilidade no que diz respeito à carreira profissional.

De algum tempo pra cá, venho pensando seriamente em dar uma chacoalhada e uma guinada geral: mergulhar por completo no universo da programação.

Andei pesquisando um bocado de coisas sobre desenvolvimento (front-end & back-end), diferentes linguagens de programação, bancos de dados, etc. Depois de fazer uma espécie de "mapeamento geral", resolvi me matricular no curso de Introdução à Lógica de Programação oferecido pela Impacta. Começo no dia 20 deste mês.

A ideia (a missão!) é dar um destes três passos após o término desse curso introdutório:

1. Fazer um módulo introdutório de Linux (na Impacta, na 4Linux ou na Green) para estar apto a ingressar no curso de Python (Python Fundamentals + Python Programming for SysAdmins) oferecido pela 4Linux.

2. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (HTML5 & CSS3 Fundamentals + Desenvolvimento Web com JavaScript e jQuery + Mobile Apps para iOS e Android com HTML5 e PhoneGap) oferecido pela 4Linux (www.4linux.com.br/cursos/front-end).

3. Fazer o curso de formação para desenvolvedor front-end (Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript + Web Apps Responsivas com JavaScript e jQuery) oferecido pela Caelum (www.caelum.com.br/cursos-web-front-end), que pelo que pude entender, indica mais três módulos complementares (não inclusos!): Aplicações Web em JavaScript com Node.JS e Express + AngularJS para WebApps RESTful + UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web.

Aí aparecem algumas questões:

• Vocês me aconselham a começar pelo Python pra depois somar a formação front-end? Ou fazer o contrário?

• Alguém pode opinar sobre qual escola (entre a 4Linux e a Caelum) oferece a melhor formação front-end?

• Sei que independente das escolhas e dos caminhos na área, vou precisar estar sempre estudando, me atualizando e aprendendo coisas novas... mas gostaria de saber o seguinte: caso eu não tenha condições de fazer um curso universitário (Ciência da Computação, por exemplo)... é possível construir uma carreira "apenas" com cursos específicos, certificados e autodidatismo? Consigo entrar no mercado e trilhá-lo dessa forma? Oportunidades como freelas, estágios... para mais tarde, com experiências e aprendizados, conseguir um cargo júnior, pleno, sênior, etc.? Vocês acham que com a minha idade, com o meu contexto... dá pé?

Agradeço muitíssimo se puderem me responder. Inclusive com dicas e demais orientações. :wink:

Abraços!

(Espero que seja o início de uma jornada muito proveitosa aqui no fórum!)

(Eduardo Ribeiro) #2

E ai Renato, tudo bem?

Então não entendi muito bem o do por quê do estudo do python, pois parece que você planeja ser programador front-end, mas conhecimento nunca é demais, além que futuramente você poderá utilizar esses conhecimentos no desenvolvimento do back também e quem sabe se tornar uma desenvolvedor Full-Stack. Mas pelo que vi, você planeja ter um retorno em sua carreira profissional o mais rápido possível, eu aconselharia deixar o curso de python para o final.

Como você quer ser desenvolvedor, cursos onlines como o Alura, School of Net, Udacity e etc, provavelmente serão mais úteis para você, claro que a graduação tem sua importância, mas o que vejo em meu meio, pessoas que se dedicaram em um ano de estudo em qualquer uma dessas plataformas saíram com o conhecimento em programação acima de pelo menos 80% das pessoas que fizeram a graduação (Acredito que isso se deve, pois muitos ficam presos ao que apenas foi ensinado na faculdade), mas enfim, isso é o que eu vejo em meu meio, outros podem viver uma realidade totalmente diferente da minha.

Resumindo: Se eu fosse você, eu estudaria em algumas dessas plataformas, as quais você terá que desembolsar um gasto ínfimo se comparado com os cursos que você planeja fazer, porém terá de ter muita disciplina, como você quer ser desenvolvedor Front-End eu indicaria você realizar seus estudos na seguinte sequência.

-Lógica de programação (Você pode usar o site o URI para por em prática seus conhecimentos);
-HTML e CSS
-JavaScript
-JQuery ou outro framework;
-Bootstrap ou outro framework, como por exemplo Materialize;
-Sass
-Gulp
E por ai vai...

Espero ter ajudado :slight_smile: