Debate: Webpack vs Gulp

(Ivo Zinenda) #1

Webpack eh um bundler que tomou conta do dev web pelo mundo todo, todavia, existem varios projectos com task runners como gulp e que sua integracao com o webpack nao eh tao facil, alem disso, aprofundando um pouco mas, muitos acabam optando por usar um deles, embora que podem trabalhar simultaneamente e alem disso, sao ferramentas diferentes.
Portanto eis a questao: Qual deles usar? Webpack ou Gulp

(Vitor Melo) #2

Eu iniciei com o Grunt em seguida migrei para o Gulp pela facilidade. Pessoalmente achei ambos chatos de configurar, como eu gosto de organizar os arquivos por ordem específica, era bem custoso toda vez ter que adicionar mais um arquivo.js para o projeto ter que editar o arquivo de configuração.

Li um pouco a documentação do Webpack, achando-o mais complexo que os demais. Na mesma época que eu conheci o Prepos: https://prepros.io

Esse software faz os mesmos processos que eu já utilizava mas bem simples. Uma das funcionalidades mais úteis para mim foi poder inserir os arquivos.js desta forma:

index.html
//@prepros-prepend first.js
//@prepros-prepend second.js

Com essa propriedade, o Prepos reconhece ambos os arquivos dando a opção de unificar a minificar, então, pra mim que gosto de organizar o código do meu gosto foi super útil, por não ter que toda hora não ter que mudar algum arquivo de configuração.

A versão gratuita exibe um pequeno popup de vez em quando, semelhante ao SublimeText, mas nada que atrapalhe.

Gostaria de saber as experiências do resto da galera sobre o assunto, talvez eu não tenha tido competência suficiente para configurar.

(Ivo Zinenda) #3

Interessante! Experimentarei tal IDE