Cursos Caelum / Alura

(Sérgio Lopes) #30

Oi Almir. Os cursos são bem pequenos (de propósito, pra vc progredir com rapidez). Recomendo fazer uma sequência de cursos - e aí temos as trilhas que são sequencias planejadas por nós. Ou vc faz na ordem que for melhor pra vc. Abraço

(Márcio Sancho) #31

Realmente a Alura é show de bola. E a Casa do Código não fica atrás. Recomendo fortemente os dois. Estou estudando muito pelo material deles, e pretendo documentar essa trajetória num blog. Todas as trilhas da Alura são ótimas, e sempre práticas. Pode assinar de olho fechado.

(Cassio Alves90) #32

Bom dia, sou assinante da alura e me arrependi de ter feito a assinatura, os cursos são muito rasos em termo de conteúdo, são aulas de 5 min com receitas de bolo pra resolver um problema, pelo preço eles não fizeram um bom trabalho, a parte de explicação de alguns cursos, são uma copia idêntica dos livros da casa do código, e os exercícios são de múltipla escolha, então não perca seu tempo e dinheiro, exite muito conteúdo de graça no youtube com muito mais qualidade.

abraço

(Sérgio Lopes) #33

Poxa, Cassio, sinto muito que sua experiência no Alura não tenha sido boa. Me avise se a gente puder fazer algo por você.

Alguns poucos cursos que fizeram bastante sucesso foram reeditados como livro também depois. A maioria, porém, não. Poucos cursos têm apenas exercícios de múltipla escolha, a maioria tem projetos práticos. Mas estamos trabalhando para melhorar os exercícios desses também.

Com quase 180 cursos atualmente, com certeza nem todos são cursos fantásticos. A maioria tem excelentes avaliações, mas a gente erra às vezes também. Pegamos o feedback dos alunos e melhoramos muito em cima disso. Somos bastante transparentes: as notas dos cursos são públicas até pra não alunos. O curso de Angular, por exemplo, foi inteiro refeito recentemente porque não tinha uma nota aceitável pra gente (hoje tem 97). O curso de JavaScript hoje tem nota 89, que não é péssima, mas nos deixa chateados - então estamos criando mais 2 cursos novos de JavaScript, repensados.

Enfim, sei que nada disso resolve a má experiência que você teve agora. Mas estou a disposição pra conversar, tanto pra entender melhor que cursos estavam ruins na sua opinião, quanto pra tentar ajudá-lo de alguma forma. Te mandei meu email numa mensagem privada aqui no fórum.

(Jean Paulo Amaral) #34

Parabéns pelo trabalho no Alura, pra você e pra toda a equipe. Eu particularmente tenho gostado das aulas e compreendo a dificuldade de manter os cursos.
Realmente alguns parecem ter conteúdos mais rasos, mas também tem outros que já começam "do nada", sem se preocupar com o que a pessoa sabe anteriormente e sem informar o que a pessoa deveria saber (não consigo me lembrar agora qual curso tive essa sensação, mas darei feedback pela ferramenta).
Imagino que parte disso seja pelo fato de que cada curso é um professor que "faz", então pode fugir um pouco de um padrão que vocês tenham, sei lá.

(Sérgio Lopes) #35

Legal, Jean, obrigado pelo feedback. Manda lá pela ferramenta sim, sempre que tiver alguma sugestão! Queremos muito melhorar a experiência de todos, ter cursos cada vez melhores. Abraço

Softblue ou Alura? Duvida muito grande!
(Leandro Souza) #36

Olha, sem dúvidas o diferencial do Alura é a didática dos professores. O conteúdo concordo que em alguns casos poderia ser mais avançado como Javascript e Jquery, porém, devemos saber que sempre cabe ao aluno procurar se atualizar e se aprofundar naquilo que tem interesse.

Em geral, parabéns ai!

(Milton) #37

Estou na dúvida se assino ou não o Alura. Eu já trabalho na área, sou formado e meu objetivo é conhecer tecnologias novas e me aprimorar no que já conheço. Eu conheço bem Java voltado pra web (Java EE), hibernate, spring e JSF e mais algumas linguagens que não vem ao caso, porém, penso que dizer que "cabe ao aluno procurar se atualizar e se aprofundar naquilo que tem interesse" é no mínimo equivocado, pois afinal, é justamente por isso que estou procurando um curso online bacana. Se os cursos são exclusivamente introdutórios ou só oferecem exercícios (sem conduzir um projeto com o aluno) me parece perda de tempo fazer a assinatura.
Meu interesse maior em assinar o alura seria na trilha de javascript, pois gostaria de aumentar meus conhecimentos em web e aprender tmb angularjs e depois entender e aplicar o MEAN stack em um projeto pessoal, porém, se eu estou investindo um valor em um curso sobre o assunto, eu quero que o mesmo me capacite, NO MÍNIMO, à fazer um projeto simples, no caso um site (responsivo ao menos) bem feito, sem depender de google ou de tutoriais xyz fora do curso.
Introdução, como disse alguém acima aí, tá cheio no youtube, em sites de tecnologia, principalmente pra quem não tem a barreira da linguagem (eu não teria problema em ver cursos em inglês, inclusive já acompanhei um pelo EDX sobre javascript mas não gostei muito do conteúdo). De um curso pago, espero que tenha qualidade superior e que me ajude a concluir no mínimo um belo projeto, simples porém completo em conceito.
@sergiolopes acredita que o Alura iria me atender? Falei bastante aqui, mas são entendimentos que eu tive lendo os comentários do pessoal aqui.
Abraços!

(Márcio Sancho) #38

Milton, sou assinante do Alura faz uns três anos acho, e acho a iniciativa muito bacana. Principalmente por ser super acessível. Por exemplo, renovei minha assinatura em maio do ano passado. Havia pouco mais de 80 cursos. Hoje já são 193, dos mais variados conteúdos da área de tecnologia. E o que eu mais gosto dos cursos é o que você perguntou se tinha, projetos práticos. No caso mesmo do AngularJS você vai desenvolvendo no decorrer das aulas uma gerenciador de imagens. Algo que pode parecer simples, mas você vai empregando muito do arsenal do AngularJS.
Agora olha só, não existe isso de "Aprenda em 24 horas tudo sobre X", ou coisa parecida. E também na nossa área, queira quer não tudo se relacionada. Os cursos do Alura são práticos, curtos e fáceis de pegar o conteúdo. Você pegou a "base" daquilo fica mais fácil partir pra algo mais complexo. Não teria como eles ensinarem tudo de alguma coisa, aliás ninguém faz isso em lugar algum. Você tem que ter um ponto de partida, e a partir daí ir construindo o conhecimento.
Eu estou super satisfeito, e provavelmente devo renovar a assinatura. Afinal conhecimento, e de boa qualidade, nunca é demais. Abraço.

(Sérgio Lopes) #39

@miltongq Está certisíssimo na sua análise. Aprender na prática em projetos é essencial. No Alura é assim mesmo. Temos alguns cursos em outros formatos sem projetos quando nao se aplica (ex. preparatório da certificação). Mas a maioria é com projetos onde você pratica de verdade os conceitos da aula.

Fora os exercícios, tem as aulas, claro. Elas são bastante didáticas. É o grande diferencial do Alura. Aprendizado facilitado, curso dinâmico, objetivo.

E falando especificamente desses tópicos que você falou, de Angular e MEAN, são cursos que eu pessoalmente recomendo. Eles estão bem práticos, com projetos do início ao fim.

Acho que você vai gostar do Alura :)

Alura / Mercado de Trabalho
(Rodrigo dos Santos Guedes) #40

Opa sou novo aqui e também me interesso em saber sobre os cursos Alura quero aprender a programar qual curso me recomenda? Meu e-mail rsguedes.rg@gmail.com . Obrigado

(Sérgio Lopes) #41

@guedes10 Legal, bem vindo ao Alura! Recomendo começar pela Trilha Primeiros Passos que tem os cursos de lógica de programação direto em JavaScript (bem legal pra quem vai seguir na Web depois).

Abraço e bons estudos!

(Rodrigo dos Santos Guedes) #42

Muito obrigado Sergio.

Abraços

(Lucas Sandoval) #43

Sérgio, quando sairá a atualização completo do curso de Android?

(Sérgio Lopes) #44

@lucasvsandoval Cara, não sei. Manda um email no contato lá pro pessoal? Abraço!

(Matheus Bonani) #45

Boa tarde @sergiolopes, tenho 5 anos de experiência na área, sou desenvolvedor pleno, antes de assinar gostaria de saber se realmente se aprofundam no assunto dos cursos e se no meu caso irá agregar um conhecimento sólido ou se os mesmos são apenas introdutórios e para iniciantes.

abs.

(Sérgio Lopes) #46

Oi @matheusbonani, depende da área que vc quer estudar e quanto você conhece já do assunto. O nível dos cursos lá é uma piramide. Tem bastante na base, menos no topo (mas sempre crescendo). Recomendo vc pensar num assunto que você já manja muito mas gostaria de se aprofundar mais e consultar no site se tem um curso avançado nessa área especifica.

Ex. se vc for pleno em front-end, pode querer estudar Meteor ou Node ou Angular (tem por lá). Ou PhoneGap (que acabou de sair!)

E, claro, mesmo sendo pleno, há muitas outras areas pra estudar por lá. Eu mesmo tenho 16 anos de front-end nas costas, mas no momento to devorando os cursos iniciais de Big Data e Marketing digital :)

(Erick Munekata) #47

Boa noite @sergiolopes, tenho pouco mais de 1 ano na área como desenvolvedor e gostaria de compartilhar a mesma opinião do nosso amigo acima que elogiou a iniciativa do Alura de disponibilizar de forma tão acessível os cursos para nos aprimorarmos profissionalmente.

Sou assinante desde 2014, confesso que no começo estive um tanto desconfiado com o método que ofereciam mas resolvi dar uma chance de conhecer a didática de vocês. Desde então consegui oportunidades incríveis para atuar como desenvolvedor, trabalhei bastante e mesmo assim não deixei de seguir as novidades que estão disponibilizando.

Atualmente estou em busca de uma nova oportunidade na área e tenho certeza que com o conhecimento que adquiri até hoje por meio de vocês irá me ajudar nessa busca. Se eu recomendo o cursos de vocês? Se o aluno for iniciante na área, com certeza recomendaria. Para desenvolvedores mais experientes, também, pois há cursos que podem agregar novos conhecimentos e acho isso bem válido.

Abraços e boa noite

(Rômulo Bastos) #48

Cursei Tecnologia em Processamento de Dados de 2007 à 2010 e só agora estou rompendo a barreira do Java. Sempre gostei muito do PHP, mas sempre tive uma enorme curiosidade em relação ao Java. Eu não conseguia assimilar muito bem a linguagem, talvez pelo pouco tempo que sobrava p/ estudar.

No mês passado, realizei o cadastro no Alura, e me sinto muito mais confortável com a linguagem.
Obs.: Antes de iniciar o curso de Java na Alura, estava lendo a FJ-11 (Apostila Gratuita da Caelum). Me ajudou bastante a entender melhor o curso.

Penso em terminar a trilha de Java e depois aprender Ruby, Angular e MEAN.
Até agora, acredito que foi uma grana muito bem aplicada. Não acho que vou me arrepender!

Abs.

(Flavio) #49

Sérgio tenho interesse em fazer os cursos da Alura meu foco principal são os cursos da trilha de programação e que envolvam áreas de analista de sistemas, não tenho formação acadêmica. Gostaria de saber com os cursos da Alura consigo algum emprego? em que área