Css dentro do HTML5

(Carlos Fabio) #1

Boas pessoal,,

Tenho uma dúvida em relação ao front-end, quero eu saber se é possível esterilizar uma page wab partir do html, ou seja é possível usar css dentro do html5 sem usar as div's?

exemplo:

{
background-color= sinza;
}

Em vez de criar um style.css e depois poder chama-los a partir do html através das div's.

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Monandengue10

CSS Interno ou Externo?
(Luã Ciceri Schwertner) #2

@Monandengue10 o que você pode fazer é usar um style na própria div, mas isso não é recomendado de se fazer. O ideal é ter o arquivo css para estilizar a página.

Ex de style
<div style="background-color= sinza;">
</div>

Lembrando que não é uma boa prática utilizar assim!

(Carlos Fabio) #3

@lciceris

Muito obrigado pela contributo. mas eu não posso estilizar a pagina usando a div Style, tal como ilustras no teu comentário?

(Rafael França Marques da Silva) #4

Olá @Monandengue10,

Não é que você não possa , você não deve.

Quando fazemos estilizações via arquivo externo, temos uma melhor performance de carregamento e menos trabalho na hora de fazermos a manutenção.

• melhor performance, por baixarmos o arquivo css uma única vez; e
  • menos trabalho na manutenção, por alterarmos somente em um único lugar os estilos de todas as páginas.

Utilizamos css pelo style (chamamos de css inline) somente para pontos isolados, onde (após análise detalhada) percebemos que existe pouca chance de alteração.

Quanto às formas de inserção de CSS, segue uma página de explicação: http://tableless.github.io/iniciantes/manual/css/inserindo-css.html.

Espero ter ajudado!

(Carlos Fabio) #5

Muito obrigado @euconectei

Você ajudou muito e tudo ficou mais claro agora.

(Luã Ciceri Schwertner) #6

Exatamente como o @euconectei falou.