Create React Native App: uma maneira rápida e fácil de começar a codificar seu app


(Eduardo Assis ) #1

Create React Native App (CRNA) é uma ferramenta que facilita muito o início de desenvolvimento de aplicativos com React Native. Com base no “starter-kit” create-react-app (criado pelo time de desenvolvimento do React) em uma colaboração entre Facebook e Expo, o CRNA diminui o tempo gasto (sem dor) pelos desenvolvedores instalando e configurando as dependências para iniciar uma aplicação React Native.
Com CRNA não há necessidade de XCode ou Android Studio e você pode desenvolver sua aplicação para iOS utilizando Windows ou uma distribuição Linux. Para isso deve-se utilizar o aplicativo Expo, disponível no Google Play e AppStore, que carrega e executa os projetos CRNA escritos em JavaScript sem ter que compilar nenhum código nativo.

Vamos criar um projeto de exemplo. Você pode baixar código de exemplo aqui.

Abra o terminal e vá para o local onde deseja que sua aplicação seja criada.
Assumindo que já tenha o Node (node versão igual ou superior à 6 e npm versão 4) instalado em sua máquina, execute os seguintes comandos no terminal:

npm i -g create-react-native-app

Após a instalação do CRNA, execute o comando:

create-react-native-app hello-world

Esse comando irá criar o projeto com toda a estrutura básica necessária para que você já consiga inicar o desenvolvimento de seu app.

Agora falta pouco. Execute os dois comandos a seguir:

cd hello-world
npm start

Se tudo ocorreu bem, o seu aplicativo foi iniciado e você já pode visualizar o seu aplicativo executando no seu celular. Ao executar o comando de start, será iniciado o React Native packager e será exibido no terminal um QR code. Utilize o aplicato Expo para ler o QR code e carregar o seu app no seu device.

images

Muitos projetos React Native podem ter dependências Java ou Objective-C/Swift que precisam ser compiladas. O aplicativo Expo inclui APIs para câmera, vídeo, contatos e muito mais, e agrupa bibliotecas como a autenticação do Facebook. No entanto, se você precisar de uma dependência de código nativo que não esteja incluída, provavelmente você precisará ter sua própria configuração de compilação para isso. Assim como o Create React App, o “ejecting” é suportado pelo CRNA.

Você pode executar ‘npm run eject’ para obter um projeto muito semelhante ao que o React Native init geraria. Nesse ponto, você precisará do Xcode e/ou do Android Studio, assim como você faria, se você começasse com ‘react-native init’, adicionando bibliotecas com react-native link e você terá controle total sobre o processo de compilação do código nativo. Então tome pense bem antes de executar o eject.