Como usar MongoDB em uma hospedagem

(Lucas Lima Muller) #1

Comecei a estudar Node, Express e MongoDB e gostei muito, já consegui fazer algumas operações básicas de CRUD mas tudo localmente. O que eu quero saber é como que faz pra usar o MongoDB na prática, quer dizer, em uma hospedagem? E quanto ao Node, para executar os scripts basta chamá-los na minha página com uma tag <script> igual qualquer outro script JavaScript? Porque na minha hospedagem tem o phpmyadmin ai é tudo lindo pra mexer com MySQL, mas e o MongoDB, como que faz?

Se puderem me indicar algum artigo ou me explicar como que funciona desde a instalação até a execução de scripts eu agradeço :wink:

Abraço

(Daniel Schmitz) #2

Você tem que instalar o mongo em sua hospedagem também. Aqui entram dois tipos de hospedagem, aquela mais antiga "shared", com o cpanel e cloud. Devem haver hospedagens com cpanel+mongo, nunca testei mas acredito que tenha. Já o cloud(Digital Ocean, por exemplo), por 5 doletas, vc pode ter uma máquina ubuntu a sua disposição e nela vc instala o mongo.

node nao é executado pelo script. Lembre que node é executado via servidor, é rodar javascript no servidor e nao no cliente. Para rodar node no servidor em conjunto com uma página web, você precisa de um servidor web. Nesse caso temos o express que pode ser comparado a grosso modo com o apache. Em um primeiro momento você usa o express para expor seus scripts node ao cliente, e depois você usa nginx+express para melhorar a performance do servidor (pq só express é lento).

Quanto ao artigo, esses parece bom: http://cwbuecheler.com/web/tutorials/2013/node-express-mongo/