Como estudar corretamente?

(Kevin Thomas) #1

Galera vocês sabem que quando se trata de Web Design, a gente nunca pode parar de estudar. Sempre tem alguma coisa nova pra aprender. Mas pra quem estuda em casa, com a internet, acaba ficando difícil... a gente fica meio perdido e sem saber o que procurar pra aprender.

Eu, por exemplo, trabalho com Front, mas tem MUITA coisa que ainda não sei como funciona. (Na verdade, comecei a pegar firme nos estudos sobre isso ano passado.) – Git, NPM, Gulp, Grunt, etc... essas coisas, eu sei como funcionam de forma distinta, mas fico completamente perdido quando preciso usar tudo junto em um projeto.

Vocês têm alguma dica de como eu posso montar uma espécie timeline com o que devo aprender antes do quê? Estou querendo começar tudo do zero, inclusive no HTML e CSS, embora já tenha muita experiência.

Eu só preciso ter um norte, uma linha de aprendizado a seguir para poder encaixar tudo o que aprendo. Sem isso, eu vou aprendendo item por item sem saber como eles funcionam em conjunto. Tenho que ficar pesquisando como fazer "tal coisa" quando percebo que preciso desta "tal coisa" para fazer uma determinada parte do projeto.

Alguém aí pode me ajudar?

(Daniel Schmitz) #2

Olá

eu sou autor de alguns livros de programação e também tenho essa dificuldade. Acho que todo mundo tem, porque hoje em dia existe muita coisa nova aparecendo a cada dia e ficamos perdidos no meio de tanta coisa.

Eu tenho 3 dicas que podem lhe ajudar

1- Não tente abraçar o mundo. use as tecnologias de acordo com que precisa. Você não precisa, por exemplo, aprender gulp e grunt ao mesmo tempo. Escolha um e verifique se lhe atende.

2- Domine o básico primeiro. Antes de partir para um framework php ou começar uma nova linguagem como TypeScript, aprenda o basicão da linguagem orientada a objetos. Saiba também a teoria de algumas técnicas de padrão de projetos, como o factory method. Além disso, pesquise sobre "SOLID principles" e compreenda bem o prinpípio da responsabilidade única. Isso é muito mais importante do que ficar estudando algum framework específico.

3- Use as tecnologias que goste, não as que mandam você usar. Usar o que gosta lhe dá mais segurança e você programa melhor.

Uma outra dica, mas acho que vc já sabe, é o inglês né. no mínimo saber ler e o ideal é saber ler e compreender a fala para que possa ver videos sobre os mais variados temas.

Espero ter ajudado. Espero que esse tópico renda bastante, pq é um tópico muito bom!

(Felipe da Silva) #3

No blog do alura (caelum) tem um post legal sobre isso, te ajuda a montar um calendário de estudo.

http://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/

Estou usando as dicas, a diferença é quase palpável, comigo funcionou muito bem.

(Lucas Lima Muller) #4

Olá @kevinthomas , eu uso e recomendo muito o Free Code Camp, que é uma ferramenta que permite que você aprenda Front-End, Back-End, Data Visualization e Full-Stack.

Eu escrevi um post apresentando ele, dá uma olhada lá :wink:

(Kevin Thomas) #5

Obrigado pelas dicas, amigo. Vou tentar me organizar pra dar um jeito nisso tudo. Você tem um link para os seus livros?

(Kevin Thomas) #6

Obrigado pela dica! Gostei muito do artigo.

(Kevin Thomas) #7

Eu já tinha ouvido do FreeCodeCamp, e até cheguei a me inscrever, mas nunca olhei o site afundo. Vou ver o seu artigo e seguir a sua dica. Obrigado!

(Daniel Schmitz) #8

aqui: https://leanpub.com/u/danielschmitz

(Rafael) #9

Realmente galera o Free Code Camp é uma mão na roda principalmente pra quem ta começando como eu. Mesmo com o inglês precário iniciei por lá, vou me apoiando com o auxílio do google tradutor haha. Gostei bastante da técnica que eles usam, obrigado pela dica. A oportunidade de participar de projetos reais e ter um certificado, pra quem nao tem experiência e tá começando é muito chamativa. Valeu!

(Lucas Lima Muller) #10

Ah, só uma coisa sobre o fato de ele ser em inglês, essa semana a galera da comunidade ta discutindo os últimos detalhes e vamos começar a tradução ptBR do FCC, já tem a tradução Espanhol praticamente pronta e logo vai pro ar, acredito que em três ou quatro semanas a tradução ptBR também esteja. :wink: