Como criar uma região editavel em html5 - site responsivo

(Alison Figueiredo) #1

Olá pessoal. já desenvolvi alguns sites a muitos anos atrás, mas agora as coisas mudaram bastante e estou me atualizando a respeito de html5, css e sites responsivos.

Esbarrei numa dúvida que pode parecer simples mas não sei como encontrar a resposta. Antigamente quando queríamos fazer um template de um site criávamos no dreamweaver e escolhíamos a "região editável" aquela que poderíamos inserir conteúdos sem alterar a estrutura do site, criando sempre novas páginas com o mesmo template. Como estou evitando de usar o dreamweaver, gostaria de saber como devo criar esta região editável apenas utilizando a programação, de forma que eu possa sempre criar novas páginas a partir deste modelo e que quando eu realizar uma alteração no modelo também seja alterado em todas as páginas.

Obrigado.

(Luã Ciceri Schwertner) #2

@alisonalves já pensou em utilizar algum CMS como o Wordpress ou o site deve ser fixo mesmo?

(Alison Figueiredo) #3

Olá Luã. O que seria CMS e como funciona?

(Rafael França Marques da Silva) #4

Olá @alisonalves,

dá uma lida nisso: http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/programacao/o-que-e-cms-content-management-system/

Como exemplos de CMS:

Sempre recomendo conhecer o wordpress pelo link acima. Porém, depois de conhecer e, quando quiser desenvolver, entre neste link:

Espero ter ajudado.

(Alison Figueiredo) #5

Obrigado pelas dicas rafael.