Código de barras na tela do smartphone

(Rafael Nepomuceno) #1

Já trabalhei com códigos de barras e os testava, com um scanner de mão, na própria tela do notebook. Então, suponho que leitores de caixas eletrônicos também podem ler códigos de barras na tela do smartphone.

Eu penso em criar um layout para o boleto de uma aplicação mobile de forma que a largura do código de barras seja a da tela inteira (em landscape) do smartphone.

Seria uma solução viável? Mais do que economizar papel, procuro uma forma de evitar, para o usuário, a parte de ter que usar um computador para imprimir o boleto.

(Sérgio Lopes) #2

Existem varios sistemas que funcionam assim. Ingressos de cinema, passagem aerea etc. Em geral, o grande problema é contar com a qualidade da tela do usuario - luminosidade e resolução. E a qualidade do leitor.

Acho uma solucao interessante mas vc precisa pensar que nao vai funcionar pra 100% das pessoas. Cara que tem um smartphone pequeno com tela ruim por exemplo.

(Rafael Nepomuceno) #3

Grande Sérgio, mestre Mobile!

Valeu pela dica. De fato, não é uma solução pra abandonar completamente a impressão, justamente pelos pontos que você citou, mas seguir a tendência, onde os smartphones (incluindo os de entrada) são cada vez maiores e melhores (em resolução de tela) - vide Moto Gs, Zenfones e Xiaomis da vida.

(Diego Eis) #4

Eu já usei alguns esquemas desse jeito e o que deu problema foi que o reflexo do laser do leitor de barras, atrapalhava a identificação. Acho que aí, nesse caso, vai depender bastante do leitor usado. Estou chutando, talvez hoje isso nem seja um problema mais.