Alura / Mercado de Trabalho

(Marcelo Leite Machado) #1

Olá Pessoal!

Sou novo por aqui e preciso da ajuda e opinião de vocês...

Tenho 32 anos e por motivos pessoais e da vida, infelizmente, não pude concluir o ensino superior. Tenho certo conhecimento na área tecnológica, pois, desde 1994 tive a sorte de ter um desktop em casa, ou seja, eu peguei a internet bem no começo...Ser um usuário sempre ativo na rede me fez pesquisar e aprender um pouco sobre html, edição de vídeo e vários outros "segmentos", porém, de fato nunca me aprofundei em nenhum deles.

Eu tenho 32 anos, trabalho em um call center e apesar de estar em um setor que gosto muito, eu quero e acho que posso mais, porém, preciso jogar com as cartas(bolso) e tempo disponíveis. Um conhecido me falou da Alura e ao pesquisar encontrei esse fórum...

Gostaria de saber se os cursos da Alura realmente são relevantes no currículo? Eu conseguirei trabalhar na área com as certificações da Alura, mesmo sem ter um superior?

Espero que possam esclarecer essas questões, pois não tenho mais idade para dar um "tiro no escuro".

Desde já, obrigado!

(Luã Ciceri Schwertner) #2

@Kr1pt0n muitas vezes na nossa área é mais importante você saber resolver problemas(programar) e não ter um currículo do que o contrário. Claro que uma formação superior é bem importante, analisando sua situação acho que os cursos superiores EAD se encaixam bem...

E sobre o Alura, tenho certeza que vale a pena sim. Sou assinante e só tenho elogios aos cursos e plataforma. Hoje quando me questionam sobre algum curso online, sempre recomendo o Alura.
Tem uns tópicos legais que já rolaram aqui no fórum sobre o Alura, podes dar uma olhada.

http://forum.tableless.com.br/t/cursos-caelum-alura/152/39
http://forum.tableless.com.br/t/curso-online-na-plataforma-alura/1666

(Olivério Neto) #3

O que vocês acham da School Of Net?

(Sérgio Lopes) #4

@Kr1pt0n Oi Marcelo, eu enxergo um bom currículo como um misto de alguns fatores: experiência comprovada, conhecimento técnico, canudos oficiais (faculdade ou certificações). Se você tiver os 3, está na ponta. Se algum ponto é falho, compense em outro.

Porque digo isso, pq cursos livres como a Alura são muito bons para parte dessa estratégia. Mas não podem ser encarados como solução única pra vc se recolocar no mercado. No seu caso onde a experiência parece ser o ponto fraco, eu uniria o estudo na Alura com alguma forma de ter certificados. Não necessariamente uma faculdade, mas estudar pra tirar certificações da área que você vai estudar (canudos Microsoft & Oracle por exemplo são muito bem vistos).

A Alura é muito bem vista no mercado. Se bem estudada, te dá um excelente conhecimento técnico. Mas pra quem tá começando no mercado, geralmente o pessoal quer tbm alguma forma de "comprovar". Por isso ter experiência é importante, ou ter certificações, ou ir muito bem na entrevista técnica. Outras coisas que podem ajudar é você ser ativo na comunidade - fóruns, escrever blog técnico, participar de opensource e até submeter palestras pra eventos. Na falta de experiência profissional, essas coisas ajudam a mostrar você pro mundo.