Ainda vale a pena fazer uma faculdade?

(Filipe Cezzar) #1

Tenho feito essa pergunta a mim mesmo repetidas vezes nas últimas semanas e confesso que isso tem prejudicado meu desempenho na faculdade.

Não sinto que a faculdade esteja realmente me preparando para o mercado, acho tudo muito superficial. Penso se não vale mais a pena investir em cursos e certificações.

O que vocês acham ?

Qual faculdade fazer?
Início nos estudos. "Ouça a voz da experiência."
Começando Carreira na área de Tecnologia
(Rafael França Marques da Silva) #2

veja se isso te ajuda... este texto eh do @leandrooriente: http://leandrooriente.com/faculdade-de-informatica-fazer-ou-nao-fazer/

(Daniel Schmitz) #3

Vale, principalmente aquelas de 2 anos.

Mas não espere que vai aprender tudo lá. É mais uma forma de fazer networking e melhorar o seu curriculo.

(Filipe Cezzar) #4

Não espero aprender tudo lá. Nas matérias online, basta fazer os exercícios de cada aula e decorar as perguntas e respostas que eu tiro uma nota boa na prova, pq são as mesmas questões que caem nas provas, exatamente as mesmas.
A grande questão é que sinto que é uma grande perda de tempo ficar das 19h às 23h todos os dias vendo conteúdos que eu considero superficiais. Horas que eu poderia utilizar para aprender outras coisas que melhorariam meu currículo.
Olhando pra minha grade eu vi que não tenho JavaScript em momento algum. Mas como eu posso falar em sistemas para internet sem JS ?

(Luã Ciceri Schwertner) #5

Vale a pena sim, ter uma graduação no seu currículo é um diferencial. Se não tem interesse em fazer cursos presencias, aposte em cursos a distancia, ramo que está crescendo muito no Brasil.

(Daniel Schmitz) #6

Pois é, mas eu acredito que mesmo assim você ainda pode entrar numa empresa junior lá, conhecer professores que possam abrir portas, fazer o estágio que te coloque em um emprego legal. Só depende de você. Quando eu fiz foram 4 anos perdidos em termos de aprendizado, no último período estava "aprendendo" html LOL, mas de lá tirei diploma e conseguii passar em concurso, também fiz estágio e no estágio que vi o Adobe Flex no qual comecei a escrever livros.

É mais ou menos assim, o que os professores falam ou repassam você joga no lixo, mas o ambiente acadêmico em sí você aproveita.

(Tiago Bezerra Dos Santos) #7

Vale a pena sim.

Talvez tecnicamente nem tanto, mas pensando em networking com outros colegas (as vezes das mais variadas áreas) e com os professores, é uma tremenda experiência que você irá ganhar.

Muitas vezes é o mínimo para que você possa aproveitar oportunidades melhores para sua carreira.
Em resumo, um diploma pode abrir muitas portas.

Abraços.

(Brunosalmeida) #8

O maior ganho que você tem na faculdade é o networking sem dúvida! Porém achar que o que se ensina é inutil é besteira. Só dizemos que não aprendemos nada porque hoje em dia na internet achamos tudo que precisamos! O papel da faculdade é te mostrar os caminhos que você pode trilhar por isso os assuntos não são tão aprofundados. Porém há matérias que tive na faculdade que formaram meu alicerce como programador tais como teoria dos compiladores, lógica de programação, estrutura de dados. Os professores tem a obrigação de ajudar a formar esse embasamento conceitual dos alunos. A parte prática da coisa fica por nossa conta. Outro detalhe que não levamos em conta e que vale para qualquer área de atuação é que muita das tecnologias que utilizamos nasceram dentro de universidades.

(Natan Deitch) #9

Bom dia @filipecezzar,

Estou cursando um técnologo em sistemas para internet e me questiono isso todos dias.

Aqui no RS pelo menos, eu fortemente recomendo uma graduação, por mais que seja técnologo. É mais uma questão de estabilidade mesmo, porque tecnologias novas e boas práticas é no dia dia mesmo.

Dá uma lida nesse post aqui: http://udgwebdev.com/o-que-devemos-esperar-de-uma-faculdade-de-ti/ vale muito a leitura e me fez compreender um pouco melhor a necessidade de cursar uma faculdade.

[]'s
Natan Deitch

(Raul Craveiro) #10

Eu estou atualmente cursando o tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A vantagem que eu vejo na faculdade, além de todas que já foram citadas aqui, como networking e estágio, é que lá você vai aprender o básico de tudo. Isso pode ser bom pra te guiar pra que lado você quer seguir.

(Filipe Cezzar) #11

Agradeço a todos pelas respostas. Pensei um pouco mais sobre esse assunto, levei em conta todas as respostas e decidi levar a faculdade adiante, afinal, falta só 1 ano pra terminar. Já me conscientizei sobre o fato de que não vai me acrescentar muito tecnicamente mas acrescenta alguma coisa e realmente da pra fazer um networking lá dentro. Então valeu pessoal!

(Victor Hugo Oliveira) #12

Cara, acho q vale a pena sim, eu pelo menos aprendi muita coisa legal em algumas matérias como processamento de imagens, compiladores, inteligência artificial, entre outras. Lógico que é superficial, tem um monte de coisa que vc nunca vai usar, mas acho q é muito válido conhecer algumas coisas que podemos fazer na área.

A importância de uma formação na área da computação (TI)
(Eduardo Ribeiro) #13

Eu estou fazendo faculdade, mas tenho um pé atrás, matérias que você leva um semestre para ver lá, em uma semana de estudo na web pode fazer com que aprenda muito mais sobre o assunto. Estou investindo em cursos online como Alura e School of Net e posso garantir, o que vi nesses cursos será bem mais útil para mim do que o conteúdo visto na faculdade até o momento. Independente da opinião de cada um, uma coisa é fato, se você estudar apenas o que for dado na faculdade, assim que você sair sua vida será bem difícil, o ideal é correr atrás do conhecimento mesmo antes do primeiro dia de aula...

(Luan Maik) #14

Empresas que se prezem vão levar mais em conta um github com boas bibliotecas do que uma formação acadêmica que TODOS sabem que não é lá essas coisas. Mas uma formação acadêmica pode ser um critério de desempate importante.
Como o @daniel disse, compensa fazer os cursos de 2 anos, pois é mais focado, diferente dos cursos de 4 anos que se estuda muita coisa, porém de forma superficial.
O youtube ta ai pra quem quiser aprender qualquer coisa, basta correr atrás.