A tecnologia faz o programador? (Mercado de trabalho)

(Ricardo) #1

Fala galera,
Belezinha?

Então galera,
Sei que aqui não é forum de Backend,
Mas acredito que tenha bastante pessoas do Backend aqui e acredito que a galera do Front também consiga opinar.

Só para contextualizar,
Sou novo numa empresa que utiliza uma tecnologia ultrapassada ao meu ver.
Já trabalhei com PHP e Ruby on Rails.
A tecnologia que estou falando é Delphi e eles utilizam uma framework interna.E faz aplicações para Desktop (Gestão comercial:Fatura, Clientes,Entregas, Estoque,etc...)
Porém estou aprendendo quase tudo de Delphi e tudo mais.

A dúvida,
Minha maior preocupação não é o agora e sim no futuro.
Quando eu quiser trocar de emprego ou por ventura for demitido.
Não terei muita coisa para apresentar pois são tudo produto interno e querendo ou não é uma linguagem que está caindo em desuso. (Me corrija, se eu estiver falando alguma besteira).
Se a linguagem ou a tecnologia influencia na formação de um bom programador?
Que se independente da linguagem voce pode se sobressair de alguma outra forma?
(Financeiramente: Por incrivel que parece as propostas estão praticamente iguais, so muda alguns benefícios).

Digo isto,
Porque estava trabalhando numa empresa com PHP e agora passei pro Delphi.
Mas eu não curtia esta empresa e fora que era longe. (Perdia 3 horas do meu dia no transporte).
Está atual fica a 5 minutos a pé.
E tenho recebido outras propostas de trabalhar com Ruby,PHP,Android e C#.
Mas por comodidade escolhi está, mas estou com medo de um futuro próximo precisar de experiência e conhecimento que talvez não esteja agregando nada nesta que estou.
Contra partida, tenho mais tempo para mim e posso estudar e participar de projetos por conta.

E gostaria de opniões de vocês?
Alguém já passo por isto?
Alguém já teve está mesma sensação ou é pira minha?
(Ouça a voz da experiencia,haha...)

Agradeço a todos e até mais.

(Roben Nelson da Silva Costa) #2

Aqui na empresa trabalho com Oracle Forms 6i e PHP. O importante é você não ficar preso a uma só linguagem. Faça projetos por fora com PHP, Ruby ou Java. A experiência em projetos de desenvolvimento, independentemente da tecnologia envolvida, também conta. Se o projeto for de grande porte e de alta complexidade, melhor ainda.

(Daniel Schmitz) #3

5min do trabalho? Fique aí no delphi e quando chegar em casa atualize-se. Lembre-se que a tecnologia em si nao faz diferença mas sim se você conhece bem os CONCEITOS básicos de programação ( oo, padrões de projeto e solid)

(Fernando Alves) #4

Concordo com o que o @daniel disse. Aproveite que você esta próximo a empresa e use daquelas 3h que você gastava antes para ir ao trabalho estudando e desenvolvendo algum projeto com alguma outra linguagem da sua preferência.

Assim você continua atualizado com o mercado de trabalho e ainda tem mais 55 min para ficar de boa em casa.

:v:

(André Campos) #5

Vou na onda dos colegas e acrescento: se não tiver morro, compra uma bike e ganha mais 6 minutos de ida e volta.

Se a vida te deu limões, faça uma limonada. :smiley:

(Ricardo) #6

Galera,
Muito obrigado pela opinião de vocês.
Realmente era pira minha mesmo.
E se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa a vontade.

Exato,
Com este tempo que ganho continuo estudando e ainda estudando o que eu quero e fazendo meus projetos pessoais e profissionais.

@andrecampos,
E sim, já to pensando em comprar uma bike mesmo. Eu coloquei 5 minutos, exagerei.. é tipo 10.. mas mesmo assim super válido tua sugestão, aqui sem morro algum. :)

Valeu novamente a comunidade e até mais.
Se cuidem.

(PotHix) #7

Æ!!

Concordo bastanque com o que o pessoal falou, mas sua preocupação é bastante válida.
Quando você for procurar emprego em outra empresa o seu currículo vai mostrar que você trabalhou os ultimos X anos da sua vida com Delphi e isso pode te eliminar de alguns processos. Se você tiver mesmo vários projetos pessoais e freelancers com uma outra linguagem que você acha que é boa para o mercado, vai ficar mais fácil conseguir um trabalho por indicação, ou talvez pelo currículo se você conseguir demonstrar isso.

Mas não é só "pira sua" não, é uma preocupação real. :wink:

Há braços

--
PotHix