A tecnologia faz o programador? (Mercado de trabalho)

(Ricardo) #1

Fala galera,
Belezinha?

Então galera,
Sei que aqui não é forum de Backend,
Mas acredito que tenha bastante pessoas do Backend aqui e acredito que a galera do Front também consiga opinar.

Só para contextualizar,
Sou novo numa empresa que utiliza uma tecnologia ultrapassada ao meu ver.
Já trabalhei com PHP e Ruby on Rails.
A tecnologia que estou falando é Delphi e eles utilizam uma framework interna.E faz aplicações para Desktop (Gestão comercial:Fatura, Clientes,Entregas, Estoque,etc...)
Porém estou aprendendo quase tudo de Delphi e tudo mais.

A dúvida,
Minha maior preocupação não é o agora e sim no futuro.
Quando eu quiser trocar de emprego ou por ventura for demitido.
Não terei muita coisa para apresentar pois são tudo produto interno e querendo ou não é uma linguagem que está caindo em desuso. (Me corrija, se eu estiver falando alguma besteira).
Se a linguagem ou a tecnologia influencia na formação de um bom programador?
Que se independente da linguagem voce pode se sobressair de alguma outra forma?
(Financeiramente: Por incrivel que parece as propostas estão praticamente iguais, so muda alguns benefícios).

Digo isto,
Porque estava trabalhando numa empresa com PHP e agora passei pro Delphi.
Mas eu não curtia esta empresa e fora que era longe. (Perdia 3 horas do meu dia no transporte).
Está atual fica a 5 minutos a pé.
E tenho recebido outras propostas de trabalhar com Ruby,PHP,Android e C#.
Mas por comodidade escolhi está, mas estou com medo de um futuro próximo precisar de experiência e conhecimento que talvez não esteja agregando nada nesta que estou.
Contra partida, tenho mais tempo para mim e posso estudar e participar de projetos por conta.

E gostaria de opniões de vocês?
Alguém já passo por isto?
Alguém já teve está mesma sensação ou é pira minha?
(Ouça a voz da experiencia,haha...)

Agradeço a todos e até mais.

(Roben Nelson da Silva Costa) #2